Banhos


Relaxe os Pés





Os pés são a base de sustentação do corpo. A correria do dia-a-dia, o salto alto ou sapato apertado, muda o nosso humor, aumenta o estresse, nos incomoda insistentemente. 
Nada mais do que justo, cuidar bem dessa parte do nosso corpo tão sobrecarragada. Seguem algumas receitas de escalda pés, para aliviar a dor e o incomodo.


Lavanda
Ingredientes

- água quente
- 2 a 3 rodelas de laranja
- bolinhas de gude
- 5 gotas de essência de lavanda

Junte todos os itens numa bacia e coloque os pés. Deixe por 10 a 15 minutos, usando as bolinhas de gude para massagear a sola dos pés.



Alfazema

Ingredientes

- água morna
- 4 colheres de sopa de sal grosso
- 8 gotas de alfazema
- bolinhas de gude

Junte os ingredientes num recipiente até que o sal dissolva. Deixe os pés por 30 minutos. Enxugue e passe hidratante à base de manteiga de karité.





Chá de camomila

Ingrediente

- 8 xícaras de chá de camomila

Despeje o chá numa bacia e mantenha os pés por 30 minutos. A camomila tem propriedades relaxantes.










Esfoliante

Ingredientes

- 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 8 colheres de óleo de amêndoas

Junte o açúcar e o óleo e aplique a mistura sobre todas as regiões dos pés em movimentos circulares e para cima. Depois, retire com uma toalha úmida ou coloque os pés em água morna. Enxugue e passe hidratante com manteiga de karité, envolvendo os pés, em seguida, com sacos transparentes. Deixe o hidratante agir por 15 minutos, retire o plástico e faça uma automassagem. Remova o hidratante restante com uma toalha quente e úmida.



Fontes: Geni Anjola, terapeuta do Spa Cidade Jardim, de São Paulo (SP); 
Fabyola Bunim, administradora do Acqua Brasil Spa, do Rio de Janeiro (RJ).







Alguns tipos de banhos que curam o corpo e a alma



Banho da Vitalidade:
Com o baixo ventre imerso em água morna e erva-doce, faça movimentos suaves na região inferior ao umbigo, de cima para baixo e da direita para a esquerda, com uma pequena toalha encharcada, durante 20 minutos.







Renovar as energias:
Pegue um jarro de vidro transparente ou uma garrafa e encha com um litro de água. Acrescente 10 folhas de hortelã picadas, 4 cravos-da-índia moídos, pétalas de uma rosa vermelha. Deixe no sol por uma hora e depois misture a 3 litros de água. Jogue o preparado desde a cabeça.







Para insônia:
Coloque numa bacia água na temperatura ambiente. Entre na água e vá acrescentando água gelada até chegar numa temperatura de 8 a 15 graus. Fique de 2 a 5 minutos com a água cobrindo até o umbigo, depois saia da bacia e mergulhe os pés numa outra vasilha com água quente, em torno de 40 graus. Este banho vai ativar a circulação e ajudar a relaxar. Após o banho, agasalhe-se bem.



Aliviar cãibras:
Pegue duas bacias: em uma coloque água fria, na outra, quente. Vá mergulhando as mãos na água fria e depois na quente. Este banho produz efeito não apenas na região onde á aplicado, mas em todo o organismo.




Mal-estar de gripe:
Dentro de um jarro de vidro ou garrafa com um litro de água, coloque casca de maçã picada, folhas de erva-cidreira frescas e pétalas de uma rosa branca. Deixe no sol por uma hora e depois junte a 3 litros d'água e banhe-se do pescoço para baixo.



Dores nas costas:
Aqueça a água de 35 a 37 graus. Entre numa bacia e com uma vasilha, vá.
Jogando o líquido do pescoço para baixo. Vá fazendo massagens com folhas de hortelã no baixo ventre.



Combater cansaço físico e mental:
Aqueça a água na temperatura em que agüente ficar com os pés dentro dela. Jogue um punhado de sal grosso e folhas de alecrim. A água tem que ficar até os tornozelos. Enxugue depois e não tome friagem nos pés.



Revitalizante da pele:
Cozinhe durante 20 minutos, em 2 litros de água, 250g de gérmen de trigo crus. Tome banho normalmente e depois jogue a mistura sobre o corpo. Deixe agir por 40 minutos e tome outro banho com água morna. Esse banho é rico em vitamina E, que ajuda no embelezamento da pele.



Amaciante da pele:
Junte 5 litros de água morna, 2 colheres (sopa) de farelo de aveia e 1 xícara (chá) de carqueja. Mexa bastante até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Derrame tudo na bacia e fique em imersão durante 15 minutos. Enquanto espera, esfregue com uma bucha natural todo o corpo, dando mais atenção aos cotovelos e joelhos. Depois é só enxaguar.




Banho Relaxante:
Faça um chá com um litro de água e 1 colher (sopa) de tília. Tome seu banho normal e depois derrame o chá por todo o corpo. Espere 5 minutos e seque o corpo suavemente. Não é preciso enxaguar.

Sal Grosso





O sal grosso remove as energias negativas que vamos acumulando no dia a dia.
Mas não podemos esquecer, que o sal é tão funcional ao ponto de remover toda energia sua, inclusive a positiva.
Ai esta o segredo, você precisa repor a energia positiva, com óleos ou cremes de ervas e incensos de lavanda e alecrim.
Não é recomendado fazer sempre o banho de sal grosso o ideal é fazer a cada mês, ou quando se sentir carregado de energias ruins e estiver se sentindo cansado atoa.
De preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.




Sal do Mar Morto

Cleópatra, a mulher mais linda do planeta era famosa por sua aparência jovem por toda sua vida, mesmo quando ela envelheceu. O verdadeiro segredo da sua pele brilhante foi o efeito anti-envelhecimento causado pelos banhos com o Sal do Mar Morto.
O sal do Mar Morto é usado terapeuticamente no mundo todo, para ajudar a pele a ser firme, saudável e conservada. Também é famoso porque alivia dores musculares.




Image Hosted by ImageShack.us



Os banhos de ervas


 
As principais finalidades do banho de ervas são: imantação, reenergização e harmonização.
Após o banho de sal grosso é indicado o banho de ervas, que imanta a aura do paciente de energias positivas.
O modo do banho vai depender da planta:
- Rosa Branca - Deve-se tomar o banho de sal grosso e logo após tomar o banho de rosa branca. Pode-se molhar a cabeça com o preparado extraído da rosa branca.
- Arruda e Guiné - Quando se toma banho dessas duas plantas não é necessário o banho de sal grosso. Como será visto, elas têm a propriedade de transmutar as energias, ou seja, elas absorvem as energias negativas e imantam de energia positiva. O banho de arruda e guiné deve ser tomado do ombro para baixo. NÃO MOLHAR A CABEÇA.
- Manjericão - O Banho de Manjericão deve ser tomado após o banho de sal grosso e, de forma análoga ao banho de arruda e guiné, só deve ser tomado dos ombros para baixo.




O Banho de Arruda
Os óleos essenciais liberados pela arruda durante a preparação do banho liberam um odor que "incomoda" os obsessores. Além de limpar e imantar a aura ela também ajuda o paciente a se desvencilhar "temporariamente" do obsessor. A permanência desse afastamento vai depender muito mais do padrão vibratório do que dos banhos tomados.
Lembrem-se, os banhos são ferramentas de auxílio, não são a solução dos problemas espirituais. O banho de arruda tem três funções principais: Limpeza, Vitalização e Afastamento de Obsessores.
O Banho de Guiné
O banho de guiné é mais potente que a Arruda no sentido de transmutar as energias negativas em positivas. As duas plantas alcançam o seu objetivo, ou seja, trazem o benefício ao paciente, contudo, a guiné possui elementos mais concentrados para esse tipo de serviço.
O Banho de Rosa Branca
A principal função do banho de rosas brancas é a vitalização. Esse banho é uma benção!!! Lembrem-se que o banho de rosa branca é o único que permite molhar a cabeça.
 
O Banho de Manjericão
O manjericão é uma erva poderosíssima para vitalização, tanto que na Umbanda ela é utilizada para vitalizar as guias dos médiuns (aqueles "colares" que os irmãos da Umbanda utilizam).
Essas guias dos médiuns da Umbanda são condensadores de energia, e que tem cores diferenciadas porque atuam em frequências distintas. Esse assunto será abordado no futuro na coluna que trata sobre Umbanda.
grupo PAS



Image Hosted by ImageShack.us






Os banhos no Brasil


Os povos indígenas



No princípio, o Brasil era habitado apenas pelos povos indígenas. A cultura desses povos reconheciam a natureza como fonte de energia vital para a manutenção da vida, do equilíbrio, da saúde e quando haviam as doenças, buscavam nas plantas e ervas a cura para esses males. Consideravam os ancestrais seus maiores deuses e buscavam na sabedoria que eles deixaram a integridade de suas essências.

Enfim, os “povos brancos” de culturas diferentes, chegaram e com o egoísmo que pertencem aos que não são capazes de construir riquezas interiores, diziam ter descoberto essa terra, tomaram posse, começaram explorar todas as riquezas materiais que a natureza havia criado... ouros, pedras preciosas, entre outros tesouros. 

A frieza , a falsa moralidade, os conceitos interpretados de forma errada que a religião predominante daquela época pregavam, faziam desses homens brancos, seres insensíveis, sem visão, sem alma. Capazes de transformar e considerar qualquer pessoa que não fosse de sua linhagem em verdadeiros animais. Com tamanha insanidade, tentaram escravizar os primeiros habitantes e verdadeiros herdeiros desses tesouros, mas conhecedores das matas, tiveram a natureza a seu favor que impediu dos homens brancos invadirem suas terras.

Os povos africanos

Não contentes, resolveram trazer os povos africanos para trabalhos escravos, sem nenhuma valorização daquele ser humano, que foi trazido a força, arrancado de suas origens, de suas famílias, de seus lares. E se diziam homens de Deus! Os escravos, como eram chamados, eram colocados em senzalas, comiam o resto da alimentação dos donos das fazendas, e banhavam-se, quando podiam em rios, apanhavam quando não correspondiam as expectativas dos seus “donos”.

Essas duas culturas, possuíam valores internos respeitáveis. Consideravam os ancestrais como fonte de sabedoria e utilizavam os seus conhecimentos para o desenvolvimento de suas fontes de energias.
Com a chegada do “homem branco” os ensinamentos sagrados foram reprimidos, massacrados e condenados, mas nunca esquecidos.. Neste livro, procuramos resgatar algumas fontes geradoras de limpezas e purificação de energias que fizeram com que esses povos indígenas e africanos conseguissem resistir a tamanha barbaridade sofrida por eles.

Imaginem tanta dor, mágoas, ressentimentos sofridos por esses povos? 
Os escravos africanos, trouxeram a cultura afro e introduziram o ato de banhar-se com ervas antes de uma cerimônia religiosa. Porém, nos povos do antigo Egito a arte de banhar-se a aromaterapia já eram realizados. Os índios por sua vez, preservaram-se nas florestas, mantendo distância dos povos brancos!

Os banhos

Existem diversas categorias de banhos com usos e finalidades definidas. O processo é quase sempre o mesmo, ou seja, o da maceração das ervas, feitos por mulheres e homens iniciados no culto dos orixás. As ervas, após a maceração, são repousadas em um recipiente de barro juntamente com outros ingredientes que são necessários.
Não vamos nos ater aqui, aos rituais do candomblé e umbanda como norteadores do livro, mas sim, como base para os diversas modos que os banhos são utilizados!
Antes porém, vamos esclarecer algumas formas de preparar as ervas...

Infusão
Consiste em colocar água fervendo sobre as ervas, para preservar os princípios ativos. 
*colocar a erva em um recipiente;
*adicionar água fervendo;
*tampar por 10 ou 15 minutos;
*Coar e usar imediatamente.
Obs. As ervas podem ser levemente amassadas, pouco antes de se adicionar a água fervendo. 

Decocção
Indicado para estruturas mais resistentes das plantas como raízes, caules, cascas, sementes.
*colocar a erva em um recipiente; (pode estar triturada);
*adicionar água fria até cobrir completamente;
*colocar no fogo e deixar ferver por 10 a 30 minutos;
*coar e usar imediatamente;

Maceração 
Indicado para todas as partes das plantas.
*colocar a erva em um recipiente contendo um líquido frio como álcool, vinho, água pura, vinagre, óleo;
*deixar de molho durante um ou dois dias;
*coar e guardar em vidro escuro, tampado e em lugar fresco.
Obs. A maceração é uma preparação indicada para uso externo, também permite a ingestão em pequenas doses quando o líquido usado for água ou vinho.
Existem outras formas de se preparar as ervas, porém utilizaremos com mais freqüência essas acima citadas.

Os banhos de descargas

Muitas vezes, por não termos controle de nossas emoções e dos nossos sentimentos, as energias negativas vão se acumulando em nosso corpo. Para a realização da limpeza e da purificação dessas energias os banhos de descarga são muito utilizados para aliviar esse mal.
Alguns sintomas são característicos como por exemplo, o corpo cansado sem ter feito grandes esforços, dores na nuca, nas costas e nas pernas, bocejando sem estar com sono, falta de ânimo, falta de iniciativa, instabilidade emocional, tropeços, pequenos azares, etc.



Image Hosted by ImageShack.us

Banhos Sagrados



Banho de descarga
lua: Minguante
dia: que melhor lhe convier
horário: noturno
ervas: espada de São Jorge, arruda macho, arruda fêmea, guiné, rosas brancas, quebra-tudo, água-pé, hortelã..
Obs: Este banho de descarga só pode ser usado por mulheres. As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros d´água fervida e depois coadas.

Banho de proteção
lua: Crescente
dia: domingo
horário: vespertino
ervas: espada de São Jorge (comum), espada de São Jorge amarela (girassol flor), flores e folhas de laranjeiras, folhas de limeiras , guiné, arruda macho, arruda fêmea, rosas brancas, flores de angélicas.
Obs: Este banho de descarga só pode ser usado por mulheres. As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros d´água fervida e depois coadas.

Banho de descarrego – completo I
lua: Minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno
ervas: Folhas de alface, amendoeira, aroeira, arrebenta cavalo, figueira do diabo, folhas de bambu, brinco de princesa, cana, cebola do mato, fedegoso.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros d´água fervida e depois coadas.

Banho de descarrego – completo II
lua: Minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno
ervas: Figo benjamim, figo do inferno, folha da fortuna, hortelã pimenta, chapéu de turco, mangueira, melão de São Caetano, pau d´alho, sapê, vassourinha de igreja.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros d´água fervida e depois coadas.

Poderoso Banho de Atração
lua: Crescente, cheia ou nova
dia: quarta-feira
horário: noturno
ervas: Folhas de malva rosa, eucalipto, colônia, cravo branco, pétalas de rosa branca, manacá, mil homens, girassol..

Obs: Cozinhar tudo, coar e deixar escorrer pelo corpo sem enxugar. Este banho deverá ser tomado na hora de dormir.

Poderoso Banho de Atração
lua: Crescente, cheia ou nova
dia: quarta-feira
horário: noturno
ervas: Folhas de malva rosa, eucalipto, colônia, cravo branco, pétalas de rosa branca, manacá, mil homens, girassol..
Obs: Cozinhar tudo, coar e deixar escorrer pelo corpo sem enxugar. Este banho deverá ser tomado na hora de dormir.

Banho de Defesa
lua: Crescente
dia: quinta-feira
horário: noturno
ervas: Ervas de xangô, erva de santa bárbara, louro verde, rosas vermelhas, palmas de Santa Rita, alecrim do campo, espada de São Jorge.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas. Este banho deve ser tomado despejando-se da cabeça aos pés. As ervas, depois de secas, devem ser queimadas num braseiro junto com incenso, benjoim e mirra, dizendo as seguintes palavras:
“Fogo de Deus, fogo celestial, fogo sagrado, que toda impureza seja queimada e destruída em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo que é a Santa divina Trindade. Queimai, destruí e reduzi ao nada todas as más influências, assim como todo o mal.” 

Banho para obter boa sorte
lua: Crescente
dia: terça-feira
horário: noturno
ervas: Camboim, arruda macho, arruda fêmea, bredo de Santo Antônio, erva bicho, folha da fortuna, colônia, guiné, levante, quebra-tudo, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho para consevar as amizades
lua: Crescente
dia: terça-feira
horário: noturno
ervas: Araçá, camboim, açoita cavalo, gerivá, espada de São Jorge, guiné, avenca, samambaia, barba de pau, cipó mil homens.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho para abertura de caminho
lua: Crescente, cheia e nova
dia: quarta-feira, sexta-feira ou sábado
horário: noturno
erva: Branda mundo, vassourinha de relógio, saco-saco, cordão de frade, levante, arruda macho, arruda fêmea, guiné pipiu, cipó pedra, cipó mil homens, palmas de Santa Rita, cravos amarelos, cravos vermelhos, verbena, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho para se livrar dos inimigos
lua: Minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno
ervas: arruda, guiné, alfazema, café, açúcar cristal, urtiga vermelha, eucalipto, velame do campo. 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho para se livrar da inveja
lua: Minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno
ervas: abre caminho, bem com Deus, folha de coqueiro, jatobá (casca ou seiva), guiné, arruda macho, arruda fêmea, rosas brancas, capim rosário, tapete de Oxalá, açoita cavalo, levante, oripepê, quebra tudo, comigo ninguém pode, espada de São Jorge. 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho de descarga contra olho grande e inveja
lua: Minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno
ervas: Barba de pau, gerivá (folhas), açoita cavalo, camboim, araçá, guiné pipiu, guiné caboclo, alfazema de caboclo.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho para afastar clima de briga
lua: Minguante
dia: terça-feira
horário: noturno
ervas: folhas de lima de umbigo, mel de abelhas, folha de laranjeiras, hortelã, jurema, eucalipto, rosas brancas, guiné, alecrim do campo
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho de defesa e proteção contra demandas - I
lua: minguante
dia: segunda-feira 
horário: noturno
erva: dinheiro em penca, mil homens, cipó corpo, saião, abre caminho, raspa de pó carvão, espada de São Jorge, arruda macho, arruda fêmea.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho de defesa e proteção contra demandas - II
lua: minguante
dia: segunda-feira 
horário: diurno
ervas: alho macho (raiz e folha), 1 pedaço de fumo de rolo em corda, salsão, guiné pipiu.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho para afastar obsessores
lua: minguante
dia: segunda-feira 
horário: diurno
ervas: jaborandi, jurema branca, malva do campo, peregum verde, peregum amarelo, pitangueira, Sumaré. 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho para despachar egun
lua: minguante
dia: o que melhor lhe convier
horário: noturno
ervas: pitangueira, arueira, guiné pipiu, arruda, pinhão roxo, 
Obs: Colocar as ervas na panela, tampar, deixar ferver a água por uns 5 minutos e, em seguida, retirar do fogo. Assim que esteja morno, coar e deixar escorrer pelo corpo após o banho normal. Não se enxugar, repetir esse banho no mínimo 3 vezes na semana. O horário de preferência sempre antes de dormir.

Banho de descarga de todos os orixás
lua: minguante
dia: segunda-feira 
horário: diurno
ervas: arruda macho, guiné pipiu, água do mar colhida na lua nova, sal grosso, alfavaca, água de cachoeira colhida em noite de lua cheia, água de chuva, folha de fumo, folha de café, pétalas de rosas brancas, pétalas de rosas vermelhas. 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho de axé para se conseguir o perdão dos orixás
lua: crescente
dia: o que melhor lhe convier 
horário: noturno
ervas: alamanda, alfavaca roxa, aloés, anda-açu, araticum de areia, arrebenta cavalos, barba de velho, beldroega, berinjela roxa.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho de axé do orixá Ogum-edê
lua: crescente
dia: sábado 
horário: noturno
ervas: alecrim, alfazema, rosas brancas, manjericão, noz moscada, cravo, canela, hortelã (graúda –crespa), guiné, jasmim.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas.

Banho de axé com metais
Segundo a magia antiga, os metais possuem determinadas vibrações, muito utilizado pelos alquimistas. 
Utilizado também para os que estão precisando de dinheiro e sorte na área econômica

Banho de Axé da Oxum
ingredientes: rosa amarela (só as pétalas), perfume de boa qualidade, água de cachoeira, uma jóia de ouro.
Obs: depois de jogado o banho pela cabeça (ori), a jóia pode ser usada novamente, sem que haja nenhum perigo.

Banho de Axé da Oxalá
ingredientes: saião, água limpa, uma jóia de prata, perfume de qualidade.
Obs: depois de feito o banho de descarga, a jóia pode ser usada novamente.

Banho de axé contra o olho grande
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: noturno
ervas: capa de fumo de rolo, dente de alho socado, raspa de casca da arueira, mel, sal grosso
Obs: Adicionar bastante água, jogar por todo o corpo deixando escorrer sem enxugar.

Banho de purificação destinado a pessoa de qualquer orixá
lua: cheia
dia: terça-feira
horário: diurno
ervas: erva capitão, erva prata, erva da lua, folha de louro, girassol, palma de Santa Rita, salva, bem com Deus, benção de Deus, beijo de frade.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas. 
Este banho deve ser tomado da cabeça aos pés. As ervas utilizadas no banho também podem ser queimadas com mirra, incenso, e benjoim em dia de domingo ao meio-dia, para purificação do ambiente.

Banho para obter prosperidade e sorte do orixá Ossa Yin
lua: crescente
dia: quinta-feira
horário: diurno
ervas: quebra tudo, camboim, assa-peixe, folha da fortuna, levante, cipó mil homens.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho para obter prosperidade e sorte do orixá Ogum
lua: crescente
dia: quinta-feira
horário: diurno
ervas: carambá, arruda macho, arruda fêmea, cedro rosa, folha da fortuna, levante, abre caminho, espada de São Jorge.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas


Banho para obter prosperidade e sorte do orixá Oxosse
lua: crescente
dia: quinta-feira
horário: diurno
ervas: comigo ninguém pode (um pedaço pequeno), levante, guiné, 3 rosas amarelas, arruda macho, arruda fêmea, pétalas de girassol, espada de São Jorge.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos do orixá Iansã
lua: crescente
dia: quarta-feira
horário: noturno
ervas: flores de Angélica, rosas brancas, guiné, folhas de limeira, folhas e flores de laranjeiras, flor do girassol, canela.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Oxum
lua: cheia
dia: sábado
horário: noturno
ervas: capim limão, cipó caboclo, cipó camarão, cipó bravo, lírio, oriri, oripepê, girassol
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos do orixá Oxosse
lua: crescente
dia: quinta-feira
horário: noturno
ervas: quebra tudo, levante, guiné, acácia-jurema, alecrim do mato (alecrim de caboclo), alfavaca do campo, alfazema de caboclO
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Xangô
lua: crescente
dia: quarta-feira
horário: noturno
ervas: betis cheiroso, dandá da costa, cipó mil homens, quebra tudo, guiné, levante, palmas de São José, girassol.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos do orixá Iemanjá
lua: crescente
dia: sábado
horário: noturno
ervas: mel, girassol, palmas de São Jorge, alfazema, brilhantina, guiné, levante, açoita cavalo.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas


Banho de proteção para os filhos de Omulu
lua: crescente
dia: segunda-feira
horário: noturno
ervas: Guiné, saco-saco, cordão de frade, vassourinha de relógio, rosas brancas, flores de Angélica, palmas de São José, Palmas de Santa Catarina
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Iemanjá
lua: crescente
dia: sábado
horário: noturno
ervas: Angélica, lírio, flor de laranjeira, jasmim, alfazema, manjericão, hortelã perfumada, água-pé, cravos brancos, rosas brancas.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos do orixá Omulu
lua: crescente
dia: segunda-feira
horário: diurno
ervas: mel, noz moscada, hortelã, água-pé, quebra tudo, rosas brancas guiné.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Oxum
lua: nova
dia: sábado
horário: noturno
ervas: Oripepê, oririn da Oxum, flores de cambará, guiné (pouco), betis cheiroso, palmas de Santa Rita, palmas de São Jorge, quebra-pedra
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Ossa Yin
lua: cheia 
dia: quinta-feira
horário: noturno
ervas: Alecrim, manjerona, guiné, palmas de São José, Coco de iri, erva cunaleira, guapo cheiroso
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Oxumarê
lua: nova 
dia: quinta-feira
horário: noturno
ervas: Levante, guiné, manjericão, pinhão roço, São Gonçalinho, água-pé, lírios brancos, jasmim
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos do Obaluayê
lua: cheia 
: segunda-feira
horário: diurno
ervas: Avenca, hortelã (perfumada – graúda), levante, manjericão, poejo, guiné, cravo da índia
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Ogum Marinho
lua: crescente 
dia: terça ou quinta-feira
horário: diurno
ervas: Espada de São Jorge, palmas de São José, arruda fêmea, arruda macho, água-pe, guiné, levante.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Ogum Delê
lua: cheia 
dia: terça ou quinta-feira
horário: noturno
ervas: Espada de São Jorge, arruda fêmea, arruda macho, água-pe, guiné, levante, palmas de São José
Obs: Quando se usa a Espada de São Jorge nos banhos, deve-se cortar essa folha em 7 pedaços. As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos de Ogum Mejê
lua: crescente
dia: terça ou quinta-feira
horário: noturno
ervas: Espada de São Jorge, arruda fêmea, arruda macho, guiné, levante, cipó cabeludo, folha de coqueiro, folha de araçá.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de proteção para os filhos do Orixá Tempo
lua: crescente
dia: quinta-feira
horário: noturno
ervas: gameleira, genipapo, manjericão roxo, mangue cebola, mastruço, panacéia, parietário vidro, pau d´alho
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Atração para os filhos de Iansã
lua: crescente
dia: quarta-feira
horário: noturno
ervas: Angélica, cipó cruz, carobinha, capim cidrão, rubi, espinheira santa, cordão do frade
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Atração para os filhos de Iemanjá
lua: nova
dia: sábado
horário: noturno
ervas: Angélica, tapete de Oxalá, capim santo, guiné pipiu, alfazema, eucalipto, bicão de praia, alecrim do campo 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Atração para os filhos de Oxum
lua: crescente
dia: sábado
horário: noturno
ervas: Picão da praia, um pouco de perfume de boa qualidade, eucalipto, jurema, alfazema, guiné pipiu, água da cachoeira colhida em noite de lua nova (um pouco), vassourinha de relógio 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Atração para os filhos de Oxosse
lua: crescente
dia: quinta-feira
horário: diurno
ervas: Manjericão, eucalipto, samambaia do campo, jurema, guiné, cipó caboclo, cipó cruz 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Atração do orixá Oxum
lua: nova
dia: sábado
horário: até 9 horas da manhã
ervas: oripepê, macaçá, colônia, levante, abre caminhos, folha da costa, água da cachoeira colhida em noite de lua cheia, 6 pétalas de rosa branca, 6 pétalas de cravo branco. 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas Ao final do banho dizer a seguinte frase:
“Oh! Grande Mãe D´água. Poderosa Orixá Oxun, assim como os astros giram, as estrelas brilham, o sol e a Lua iluminam, assim esse banho tem as virtudes que eu desejo”. 
Esse banho é próprio para o sexo feminino e deve ser tomado 3 dias seguidos: sexta, sábado e domingo, da cabeça aos pés.

Banho de Descarga para os filhos de Ogum Wari
lua: minguante
dia: terça-feira
horário: noturno
ervas: Espada de São Jorge, guiné, arruda macho, arruda fêmea, cipó mil homens, quebra tudo, levante
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas 

Banho de Descarga para os filhos de Ogum Naruê
lua: crescente, cheia, nova
dia: terça-feira
horário: diurno
ervas: Espada de São Jorge, guiné, arruda macho, arruda fêmea, cipó mil homens, quebra tudo, levante, folhas de mangueira.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Descarga para os filhos de Iansã
lua: minguante
dia: sábado
horário: noturno
ervas: Espada de São Jorge, açoita cavalo (casca), levante, guiné, arruda macho, alfazema, palmas de São José, girassol.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Descarga para os filhos de Iansã II
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: noturno
ervas: Espada de São Jorge (2 tipos), girassol, palmas de São José, guiné, levante, arruda macho, quebra-tudo, cipó mil homens.
Obs: Esse banho de descarga só pode ser usado por homens.
As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Descarga para os filhos do orixá Oxumarê
lua: minguante
dia: quinta-feira
horário: diurno
ervas: Araçá do campo, arruda macho, capeba, cabelo de milho, palmeira brava, guiné, levante, girassol.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Descarga para os filhos de Oxosse
lua: minguante
dia: quinta-feira
horário: noturno
ervas: Cedro rosa, açoita-cavalo, umbaúba, camboim, cipó-ferro, arruda macho, arruda fêmea, guiné, levante, quebra-tudo, desato nó, espada de São Jorge. 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de Abertura de caminhos dos filhos do orixá Obaluayê
lua: crescente
dia: segunda-feira
horário: diurno
ervas: assa-peixe, quebra tudo, arruda macho, guiné, gervão, levante, folha de girassol, palmas de Santa Catarina.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho para os filhos de Xangô para fortalecimento da cabeça
lua: nova
dia: quarta-feira
horário: noturno
ervas: água de chuva, macaca, levante, manjericão..
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas

Banho de fortalecimento de cabeça para os filhos de Oxalá
lua: nova
dia: sexta-feira
horário: noturno
ervas: lírio do brejo, rosas brancas, cravos brancos, malícia de mulher, palha de arroz, erva capitão, girassol, 16 gotas de verbena.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coadas
Este banho deve ser tomado da cabeça aos pés. As ervas utilizadas devem ser jogadas no rio. Este banho favorece o amor, a união, o casamento e também assuntos de ordem financeira.

Banho para obter sorte do caboclo Cobra coral
lua: crescente
dia: sábado
horário: diurno
ervas: alecrim do campo, cinco chagas, nega mina, erva zumbi, filha de mil homens guiné, cipó caboclo
Obs: Estas ervas serão fervidas e após o banho serão colocadas na mata.

Banho de sorte do caboclo Arranca Toco
lua: crescente
dia: sábado
horário: noturno
ervas: capim santo, cipó cruz, água de cachoeira colhida em dia de Lua Nova, 6 colheres de mel.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada.

Banho de descarga do pai Rei do Congo
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: até às 12 horas
ervas: Ervas de Congo, bem com Deus, guararema, guiné, espada de São Jorge, arruda, rosa vermelha, pepino, erva caminho duro, erva de zumbi. 
Obs: Este banho só pode ser tomado do pescoço aos pés. As ervas utilizadas devem ser colocadas em um rio ou mata.
As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada.

Banho de descarrego de Pai João de Aruanda
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: noturno 
ervas: arruda macho, arruda fêmea, sal grosso, 3 gotas de amônia
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. Este banho é feito morno e a pessoa deve tomar no mínimo 7 banhos, diariamente. Após cada banho trocar roupas limpas.

Banho de Ogum Xoroquê para afastar inimigos
lua: crescente
dia: quinta-feira
horário: diurno 
ervas: Tira teima, espada de São Jorge, Guiné Pipiu, abre caminho, alecrim do campo, arruda macho, capim de São Jorge, rosas vermelhas, cravos de vermelhos
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. As ervas acima relacionadas deverão, depois de secas, ser queimadas, em um braseiro em uma terça-feira ao meio–dia acrescentado-se incenso.

Banho do orixá Ogum para abertura de caminhos
lua: crescente
dia: terça-feira
horário: noturno 
ervas: Celidônia, lágrimas de Nossa Senhora, Narciso dos jardins, Obi ralado
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho de Ogum para afastar olho grande
lua: crescente
dia: terça-feira
horário: noturno 
ervas: Alfazema, tapete de Oxalá, folha de inhame, samambaia do campo, capim santo, pichurim, capim rosário, pétalas de cravo vermelho
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho de Nana para curar feridas
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno 
ervas: carobinha, capim santo, erva de bicho, guiné pipiu, picão da praia, alecrim do campo, manjericão, alfazema, rosas brancas.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho de Obaluaiê pra curar coceiras e feridas
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno 
ervas: arruda macho, tapete de Oxalá, 3 punhados de enxofre em pó, guiné, alecrim do campo, caroba, carobinha, 1 espiga de milho cortada em 8 pedaços.
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho de descarga para curar problemas de vista (Orixá Nana)
lua: minguante
dia: sábado
horário: noturno
ervas: levante, guiné, hortelã pimenta, salsa, aipo.
Obs: Antes do banho, embeber um algodão e passar nas partes afetadas. As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho de descarga para curar coceiras e dermatoses
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno 
ervas: carobinha do campo, cebola do mato, cipó chumbo, douradinha do campo, espinheira santa, figo benjamim
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho de descarga para acalmar o sistema nervoso
lua: minguante
dia: segunda-feira
horário: diurno 
ervas: piteira imperial, kitôco, sabugueiro, rabo de tatu, urtiga mamão, Angélica, zanga, brio de estudante, alumã 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho de encontrar coisas perdidas sobre a proteção de Xangô
lua: cheia
dia: quarta-feira
horário: diurno 
ervas: samambaia, paticholi, tapete de Oxalá, eucalipto, picão da praia, barba de velho, guiné, alfazema, pichurim
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água fervida e depois coada. 

Banho encontrar coisas perdidas
lua: nova
dia: sexta-feira
horário: noturno 
ervas: erva cidreira, rosas brancas, jasmim, lírios palmas de São José, guiné (pouco) 
Obs: As ervas deverão ser colocadas em +- 3 litros de água




Image Hosted by ImageShack.us


Novos banhos sagrados


Para atrair o Amor

2 litros de leite
4 colheres de mel

1 maçã vermelha ralada

2 pauzinhos de canela



Ferva o leite e acrescente os demais ingredientes. Deixe esfriar. Coe e use após o banho higiênico, da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão. 




Para Paixão



1 maçã vermelha ralada

1 maço de salsa fresca






4 litros de água mineral
4 colheres de mel de flor de laranjeira



No primeiro dia da lua cheia, coloque a água numa vasilha grande e acrescente os demais ingredientes. Coloque a vasilha num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua cheia. Na manhã seguinte, coe a mistura e utilize-a, após o banho habitual, da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão. Os homens devem retirar a salsa e utilizar o banho apenas com os outros ingredientes. 




Para Fartura e Prosperidade



4 litros de água mineral

6 paus de canela pequenos






1 colher de chá de noz moscada ralada
6 folhas de louro
1 colher de sopa de erva-doce ou funcho
6 moedas douradas ou uma peça de ouro
Pétalas de rosa amarela



Num dia de lua cheia, ferva a água e acrescente os demais ingredientes, exceto as pétalas da rosa amarela. Coe. Guarde as peças de ouro e as moedas. Deixe esfriar e antes de utilizá-lo, acrescente as pétalas de rosa. Tome o seu banho habitual e utilize a mistura derramando-a generosamente da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão. 




Para Sorte e Harmonização



4 litros de água mineral

2 colheres de sopa de óleo de amêndoa para o corpo






10 gotas de essência de rosas
Pétalas de rosa branca, lírio e angélica
1 quartzo branco bruto
1 quartzo rosa bruto
1 citrino bruto
1 ametista



Numa noite de lua crescente, coloque todos os ingredientes numa vasilha grande e deixe-a num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua. Na manhã seguinte, após o banho higiênico, banhe-se na mistura, comprimindo as pétalas de rosa sobre a pele do corpo. Não se enxugue. Vista-se com um roupão e enrole uma toalha nos cabelos. Vista-se com roupas claras. 




Para Proteção Espiritual



10 ramos de alecrim fresco, sem os galhos

30 gotas de essência de verbena






1 punhado de sal grosso
4 litros de água mineral



Ferva a água, desligue a chama e coloque os ramos de alecrim e o sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos, como quem esfrega uma roupa. Antes de utilizar o banho, acrescente as gotas de verbena. Banhe-se do pescoço para baixo e deixe a água secar naturalmente ou use um roupão. Duas horas depois, tome uma chuveirada, se estiver sentindo um sono anormal. 




Para afastar o mau olhado ou quebranto



3 litros de água mineral

1 garrafa de cerveja clara



Misture a cerveja com a água e banhe-se da cabeça aos pés, após o banho higiênico. Enrole uma toalha na cabeça e vista-se sem enxugar-se. 




Para retirar a negatividade



4 litros de água mineral

2 punhados de sal grosso






2 dentes de alho roxo cortados em cruz
5 galhos de arruda macho
5 galhos de arruda fêmea



Ferva a água com os dentes de alho cortados. Quando a água estiver morna, acrescente a arruda, tratando de macerá-la, até que esteja totalmente desfeita. Misture o sal. Deixe esfriar e coe. Use do pescoço para baixo, após o banho habitual. Passadas duas horas, tome uma chuveirada de água morna ou fria. Faça na lua minguante.



Image Hosted by ImageShack.us


Plantas Mestres




As plantas foram às primeiras formas de vida na Mãe Terra, elas têm uma relação muito forte com o Sol e a Lua. Delas obtêm-se os medicamentos, quer sejam alopáticos ou homeopáticos. Porém algumas delas são chamadas de Plantas Mestras e levam a mente de quem às utilizam a regiões "espirituais", alterando nossa consciência profundamente. Não é a toa que essas plantas recebem o nome de Enteógenos que quer dizer "substâncias reveladoras de Deus”. O uso dessas plantas faz parte da experiência xamânica a milhões de anos.

No Universo Xamânico, aprendemos que tudo tem o seu lado de luz e sombra, basta termos conhecimentos em que dimensão pretendemos trabalhar. Na luz, as Plantas Mestras são consumidas em rituais, no qual temos que nos abster da carne, do sexo e de outros tabus, de preferência deveríamos jejuar por três dias antes de realizar um ritual com uma Planta, e no qual um xamã guia os presentes no ritual. As Plantas Mestras aumentam a percepção, a acuidade visual e auditiva, e nos levam para outras camadas vibracionais ou dimensões.

Os xamãs sempre utilizaram as Plantas Mestras para se sentirem mais amplos, mais conscientes, indo em busca de visões, mas nunca para fugirem da realidade, mas sim indo além dela, procurando ampliar sua visão.
Ser xamã é ser livre para voar em direção a liberdade utilizando ou não as Plantas Mestras. Xamãs viajam com ajuda de aliados que podem ser os vegetais ou animais, mas também viajam ao som do toque do tambor ou chocalho ou simplesmente no próprio silêncio do Universo.

Segue relação de algumas plantas mestres:

1 - CHACRONA (Psichotria viridis) e JAGUBE (Banisteria caapi)

A Chacrona e o Jagube estão no topo da classificação, em empate. Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamin a). São as plantas mestras professoras mais poderosas do xamanismo, da preparação de ambas nasce a Bebida Sagrada conhecida como Ayahuasca ou "Vinho das Almas". Plantas originárias da América do Sul, encontradas em toda a região amazônica. Utilizada para busca de auto-conhecimento e cura por pajés, xamãs e curandeiros.

2 - PEYOTE (Lophophora williamsii)

O peyote é um cacto originário da América Central e é muito utilizado pelas tribos indígenas do México e dos Estados Unidos. A substância ativa encontrada é a mescalina. Esta planta é utilizada em rituais de cura e nos remete a experiências visionárias, é utilizada pela Igreja Nativa Americana em seus cultos sagrados.

3 - WACHUMA (Trichocereus Pachanoi)

O Wachuma ou San Pedro é um cacto originário da região dos Andes, Chile, Bolívia, Perú, Equador e Colômbia. Sua substância ativa é a mescalina. Planta utilizada para cura e experiências visionárias e adivinhatórias, onde o xamã é levado a ter a visão da cura do enfermo, o espírito da planta entra em contato com o xamã ensinando-o a expulsar a enfermidade.

4 - IBOGA (Tabernanthe iboga)

A Bebida Sagrada mais usada na África chama-se Bwitists, que é uma preparação da raíz do Iboga, planta mestra muito utilizada pelos pigmeus, tribo indígena africana. Sua substância ativa é o alcalóide ibogaína. Muito utilizado pelos xamãs africanos em sessões de cura. O Iboga estimula o sistema nervoso central e induz a experiências visionárias e a transes profundos.

5 - DATURA (Datura wrightii e Datura stramonium)

Existem diversos tipos de Datura, porém, as únicas que são realmente plantas mestras professoras são a Datura wrightii e a Datura stramonium. Planta originária do México e Estados Unidos, porém, a Datura stramonium é encontrada no Brasil. Sua subtância ativa é a scopolamina. É uma das plantas mestras mais perigosas, deve apenas ser ministradas por xamãs muito experiêntes. Experiências recreativas podem ser fatais.

6 - JUREMA (Mimosa hostilis)

A Jurema, também conhecida como Jurema-preta, também é nome de uma Bebida Sagrada feita com a raiz da árvore do mesmo nome (Mimosa hostilis). Os pajés, sacerdotes tupis, também fazem outra Bebida Sagrada da jurema-branca (Mimosa verrucosa), para estimular sonhos afrodisíacos. É um tipo de Bebida Sagrada servida em reuniões especiais. Das raízes e raspas dos galhos, os feiticeiros e pajés, babalorixás, os mestres do catimbó, os pais-de-terreiro do candomblé de caboclo fazem uso abundante. Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamin a). É utiliza tradicionalmente para fins medicinais e religiosos. Sua casca é usada para fins medicinais e a casca de sua raiz é a parte da planta usada nas cerimônias religiosas, pois possui maior parte dos alcalóides psicoativos.

7 - SOMA (Amanita muscaria)

O nome SOMA provém dos Vedas, escrituras sagradas da Índia, que nos relata que esta seria a Bebida Sagrada mais antiga da humanidade. SOMA é a Bebida Sagrada preparada com o cogumelo Amanita muscaria. Sacramentado até os dias de hoje na Índia, Sibéria e Austrália, por tribos aborígenes. A substância ativa do SOMA é o alcalóide ephedrina, que nos remete a transes extâticos profundos, conhecido como samadi em sânskrito.

8 - LÓTUS AZUL (Nymphaea caerulea)

Esta planta mestra é originária no Egito antigo, assim como também é encontrada na América do Sul. A Bebida Sagrada é feita através das flores da planta. Suas substâncias ativas são os alcalóides nuciferina e apomorphina, que nos enduz a experiências visionárias. Desta planta também são realizados diversos preparos afrodisíacos.

9 - SÁLVIA (Salvia Divinorum)

Existem diversas espécies de Sálvia, porém, a única considerada como planta mestra professora é a Salvia Divinorum. Também conhecida como Maria Pastora pelas tribos indígenas mexicanas e Diviner's Sage pela tribos americanas. Sua substância ativa chama-se Salvinorin A. Planta que nos remete a experiências visionárias.

10 - PARICÁ ou YOPO (Anadenanthera peregrina)

Paricá é o extrato moído, rapé, do caule ou das sementes da árvore conhecida no Brasil como Angico. Planta originária da América do Sul, encontrada especialmente no Brasil. Sua substância ativa é o DMT (N-dimetiltriptamin a). Muita utilizado pelas tribos indígenas em rituais de cura e em experiências adivinhatórias, onde o xamã ou pajé, é levado a ter a visão da cura do enfermo. Durante o ritual o xamã inala junto com o enfermo uma quantidade do rapé de paricá para entrarem no estado alterado de consciência, estado este que proporciona as experiências de cura.



Image Hosted by ImageShack.us


A semente da verdade




O imperador precisava achar um sucessor. Sem filhos, nem parentes próximos, ele decidiu chamar todas as crianças do reino.

Thai foi uma delas. Ele era um ótimo menino. Dedicava-se ao jardim de sua casa e cada planta tocada por ele crescia viçosa e forte.
No dia marcado, dirigiu-se até o palácio, onde havia milhares de pequenos súditos. O imperador disse:

- Crianças, preciso escolher o meu sucessor entre vocês. Vou lhes dar uma tarefa. Aqui estão algumas sementes e quero que vocês as cultivem. O trono será daquele que me trouxer, daqui a um ano, a planta mais bonita.

Thai era um excelente jardineiro e com certeza faria muito bem o que o imperador pediu. Porém, por mais que se esforçasse, a semente não brotava. O menino fez de tudo o que podia, mas seus esforços não adiantaram.
Até o dia de apresentar a planta ao imperador, a semente deThai não havia brotado e o menino estava tão preocupado que não queria enfrentar as outras crianças; porém, seu avô disse:

- Você é honesto. Vá até o imperador e diga a verdade. Sua dedicação foi máxima, mas a semente não brotou. Não se envergonhe, querido, apenas explique o que você fez, pois devemos sempre agir com honestidade, buscando a felicidade, sem que a nossa alegria faça alguém infeliz.

Thai obedeceu ao avô e foi a palácio. Entretanto, ao chegar lá, ficou assustado, pois era a única criança que não levava consigo uma belíssima planta.

O imperador chamava as crianças e examinava os vasos. Não sorria nem esboçava contentamento.
Thai estava muito nervoso, pois se o imperador não havia até agora aprovado aquelas plantas maravilhosas, o que não diria de seu vaso sem nada?

Thai foi ficando para trás e quando se deu conta, era o último da fila. Mas sua vez chegou e ele não poderia mais adiar o encontro com o imperador.

- Vejamos, meu jovem, o que tem aí para mim.
Thai não pode mais evitar as lágrimas. Com a cabeça baixa, mostrou o vaso ao imperador e disse:

- Senhor, sou um jardineiro e uma de minhas virtudes é a perseverança, mas por mais que eu tenha me esforçado, a semente não brotou.
Meu avô ajudou a pensar sobre o que fazer e optei por dizer a verdade, contar meu esforço e pedir-lhe perdão.

- Não se envergonhe, criança, você fez o certo. A sua grande virtude foi dizer a verdade, pois eu havia queimando todas as sementes e nenhuma poderia germinar. Portanto, você foi o único que, de fato, plantou a semente da verdade.

“Algumas vezes a verdade não é tão bonita quanto uma flor, mas precisamos encará-la com coragem, para vencer os grandes desafios.”



Image Hosted by ImageShack.us


O uso do sal grosso




O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.
Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo de energias nefastas. 


O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas.
Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos


Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados. 



As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa. Por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve.


Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal Em dois cantos é suficiente. Em dois ou três dias já se percebe a diferença.
Quando se formam bolhas é hora de renovar a salmora. 


A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, Isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade. Esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação. 


A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado. 


Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulharos pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo..
Para quem mora longe da Praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. 


Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).
Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas: 

  • Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.
  • Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, é costume colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada . 
  • A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.'
  • Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário. 
  • Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante. 
O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado. 


  • Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na Casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, Num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada com Ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver. 
  • No Japão, o sal é considerado poderoso purificar. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. 
  • Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.

Image Hosted by ImageShack.us

Guia de Plantas Medicinais


ABACATEIRO "Persea Gratíssima": Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.


ABÚTUA "Chododendron Platyphyllum": A raiz e o tronco são as partes usadas. Muito útil nas dificuldades da menstruação atrasada, cólicas e nas febres intermitentes.


ABSINTO "Artemisia absinthum": Um ótimo estimulante, em pequenas doses. Ameniza a anemia e descarrega a bílis. Uma boa receita é fazer um chá com hortelã e canela. Evitar na gravidez e na lactação.


AGONIADA "Plumeria lancifoliata": Calmante das histerias, ameniza cólicas, menstruações difíceis e dolorosas e febres intermitentes. Substitui o quinino.
AGRIÃO "Sisymbrium nasturtium": Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anti-caspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico.


ALCACHOFRA "Cynara sculymus" Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação.


ALCAÇUZ "Glycyrhiza glabra" De sabor adocicado, é emoliente empregado na bronquite e tosses crônicas.


ALECRIM "Rosmarinus officinalis" Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10 gr. por litro.


ALFAFA "Medicago sativa" Suplemento alimentar, rica em vitaminas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.


ALFAVACA "Occimum basilicum" Tem poder anti-séptico, cura feridas e hematomas. A INFUSÃO forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. Serve ainda contra queda de cabelos (deixe agir por cinco minutos e enxágüe).


ALFAZEMA "Lavandula officinalis" Poderoso anti-séptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, anti-depressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos.


ALGODOEIRO "Gossypium herbaceum" A parte usada é a casca da raiz recente e tem propriedade diurética e emenagoga. Ameniza cólicas e dores do parto. Deve ser evitada na gravidez.


ALHO "Alium sativum" Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, anti-séptico pulmonar, antiinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetário, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosidade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.


AMEIXEIRA "Prunus Doméstica" Tanto as folhas como o fruto, servem para soltar o intestino e regularizar as funções digestivas. Como conseqüência melhoram a pele.


AMOREIRA "Morus Nigra" As folhas são empregadas no combate ao diabetes, pedras nos rins e limpar a bexiga. Recentemente descobriu-se ser útil na reposição hormonal.


ANDIROBA "Carápa guaiananensis" Semente amazônica que serve como repelente e como reconstituite celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes.


ANGÉLICA "Angelica Officinalis" Planta aromática procedente do Hemisfério Norte. Muito indicada no trato digestivo e na insuficiência de suco gástrico e problemas estomocais. Não é recomendado a diabéticos


ANIZ "Pimpinella anisum" A semente de aniz favorece as secreções salivares, gástricas e a lactação. É indicado em dispepsias nervosas, enxaquecas de origem digestiva, cólicas infantis, deficiências cardiovasculares (palpitações e angina), asma, espasmos brônquicos e aumenta o leite materno. EVITE USO PROLONGADO, pode causar intoxicação e confusão mental.


ARNICA "Arnica do Campo" Poderoso antiinflamatório, tônico estimulante, anti-séptica e analgésica. Um fitocomplexo que bloqueia a inflamação causada por traumatismos e reabsorve as células necróticas. Indicado em contusões, entorses, hematomas e traumatismos, flebites, furúnculos e até mesmo afecções bucais.
APERTA RUÃO/PIMENTA DE FRUTO GANCHOSO " Piper aduncum" Diurético, adstringente e tônico digestivo. A raiz em uso externo combate a Erisipela.


AROEIRA "Schinus Terebinthifolius" Balsâmico e adstringente empregada nas doenças de vias urinárias, como cistite. Nas bronquites, gripes e resfriados, combate a febre e secreções.


ARRUDA "Ruta Graveoleons" A RUTINA (principio ativo) aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado especialmente nos reumatismos, nevralgias, verminoses e problemas respiratórios, sua inalação abre os brônquios. É emenagoga, antiespasmódica e estimulante.


ARTEMISIA "Artemísia vulgaris" Planta feminina que tem ação estimulante sobre o útero e deve ser evitada por mulheres grávidas, por ser emenagoga. O CHÁ combate problemas de ovários, ciclo menstrual irregular, lombrigas e anemia (2 xícaras/dia no máximo).


ASSA PEIXE "Bohemeria caudata" Muito eficaz contra a gripe, tosse forte e bronquite, aliviando dores no peito e nas costas. Estanca o sangramento.


AVENCA "Adiantum capillus-veneris" Tem ação protetora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite e tosse com catarro.


BANCHÁ "Thea sinensis" Originária da China, acompanha a cultura a milênios como digestiva de fino paladar, diurética e levemente tônica.


BARBATIMÃO "Stryphnodendron barbatiman" Rica em tanino. Usa-se externamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras, impingens e hérnias (20 gramas cozidas em meio litro da água, em banhos e lavagens). Internamente como tônico, cozinhando a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias.


BARDANA/FOLHA "Arctium lappa" Indicada principalmente para a pele e como antibiótico, é ainda diurética, hipoglicemiante, anti-inflamatória, bactericida, depurativa e cicatrizante, além de agir no couro cabeludo nas dermatites descamantes.
BOLDO CHILENO "Peomus boldus" Poderoso digestivo e hepático, com propriedades tônicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda.


BORRAGEM " Borago officinalis" Planta medicinal e alimentícia que lembra o cheiro do pepino, por isso se torna uma salada muito nutritiva. Possui vitamina C, alcaloides. É antinflamatória, expectorante, adstringente e altamente diurética. Muito indicada em casos de inflamações de bexiga e pedras nos rins ou bexiga. Auxilia na eliminação de toxinas e melhoria da pele.


CABELO DE MILHO "Zea Mays" Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.


CACTO/MANDACARU "Cactus grandiflorus" Estimulante do coração, similar a "Digitális", utilizado nas perturbações cardíacas, circulatórias, reumatismo e angina peitoral. Não se acumula no organismo.


CAJUEIRO "Anacardium occidentale" É estimulante do organismo, combate o Diabetes e é anti-hemorrágico. Em gargarejos cura inflamações da garganta, aftas. Ameniza irritações vaginais.


CALÊNDULA "Calendula officinalis" Famoso por ser antialérgica e cicatrizante, ainda cura e diminui a gastrite e a úlcera duodenal, pois tem ação antitumoral. O ácido oleanóico suaviza e refresca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Favorece a regeneração de tecidos danificados e é anti-séptico.


CAMOMILA "Matricaria chamomilla" De origem egípcia, tem propriedades calmantes, digestivas em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, colites, cólicas, é também antialérgico e anti inflamatório, podendo reconstituir a flora intestinal.


CANA DO BREJO "Costus spicatus" Excelente diurético, ajuda a eliminar pedras na bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Ainda combate a arteriosclerose. A raiz em pó serve de cataplasma para hérnias, inchaços e contusões.


CANELA "Cinnamomum zeylanicum" Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga.


CARAMBOLEIRA "Averhoa carambola" Ótimo diurético, elimina pedras nos rins e da bexiga, combate febres e ameniza o diabetes.
CARAPIÁ "Dorstênnia arifolia" Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz é empregada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados.


CARVÃO VEGETAL: O carvão vegetal de madeira mole e não resinosa, é utilizadas desde o antigo Egito com fins medicinais. Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Por sua rapidez na ação era utilizado pelos índios em picadas de cobras e aranhas. Uso interno e externo.


CAPIM CIDRÃO "Cymbopogon citratus" Originária da Índia, é sedativa, analgésica e anti-térmica, promove uma diminuição da atividade motora e aumenta o tempo de sono. Combate o histerismo e outras doenças nervosa.


CARDO SANTO: "Cirsium vulgare" Tônico amargo, adstringente, diurético, expectorante e antisséptico. Indicado em problemas gástricos, indigestão, asma e catarro nos brônquios.


CAROBINHA: "Jacarandá copaia" Um dos melhores depurativos do sangue, contra sífilis, doenças de pele, doenças reumáticas e amebas intestinais.


CARQUEJA: "Baccharis triptera" Exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, limpa as toxinas do sangue, além de ser um ótimo hipoglicemiante. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre.


CASCARA SAGRADA: "Rhamnus purshiana" Forte laxante, que reestabelece o tônus natural do cólon do intestino e normaliza as funções do intestino.


CASTANHA DA INDIA: "Aesculus hippocastanum" Excelente tônico circulatório, isso é percebido 15 a 30 minutos após sua ingestão, amenizante a dor nas pernas e costas. Ativa a circulação, prevenindo acidentes vasculares.


CATUABA: "Erytroxylon catuaba" Afrodisíaco e tonificante, contém um alcalóide semelhante a atropina, que opera lentamente dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual.


CAVALINHA: "Equisetum arvensis" Anti-inflamatório, adstringente, e revitalizante. Indicado no trato de problema genital e urinário, menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Repõe o silício perdido no emagrecimento.


CENTELLA ASIÁTICA: "Hidrocotile asiática" O bioquímico francês Jules Lépine descobriu que esta planta tem um alcalóide que pode rejuvenescer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Os chineses atribuem a ela um valor igual ao ginseng. Com propriedades tonificantes ela normaliza a produção de colágeno e liberando células adiposas. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.


CHAPÉU DE COURO: "Equinodorus macrophyllus" Depurativo muito conhecido nas terapias de pele, tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Pela ação nos rins e fígado reduz o ácido úrico e o reumatismo.


CIPO CABELUDO: "Mikania hirsutíssima" Indicado em cólicas menstruais, nefrites, reumatismo e inflamações da bexiga.


CIPÓ MIL HOMENS: "Aristolochia brasiliensis" Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Tem ação emenagoga, por isso não é indicado na gravidez. Cura picadas de cobras, ingerindo e aplicando a planta moída sobre o ferimento.


COMPOSTO/BRONQUITE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.


COMPOSTO CALMANTE: Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.


COMPOSTO/CIRCULAÇÃO: Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sangüínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba + Hamamelis.


COMPOSTO/CÓLICAS MENSTRUAIS: Combinação das ervas mais indicadas para amenizar cólicas menstruais: Artemísia + Agoniada + Aroeira + Carapiá + Tília.


COMPOSTO/COLESTEROL: Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.


COMPOSTO DEPURATIVO: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.


COMPOSTO/DIABETES: Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Gervão + Graviola + Carqueja.


COMPOSTO/CÁLCULOS RENAIS: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.


COMPOSTO EMAGRECEDOR: Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Alcachofra + Boldo do Chile + Camomila + Capim Cidrão + Carobinha + Graviola + Sene Indiano + Carqueja + Centella Asiática + Erva de Bugre.


COMPOSTO EQUILIBRIUM: Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazonia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.


COMPOSTO ENERGÉTICO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os Stress e o desgaste fisico/mental: Catuaba + Guarana da Amazonia + Pfaffia + Marapuama.


COMPOSTO/ESTÔMAGO: Combinação das ervas mais indicadas para combater dores de estomago e má digestão cronica: Artemísia + Bardana + Camomila + Carqueja + Erva de São João + Picão + Tansagem.


COMPOSTO/FÍGADO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males do fígado: Espinheira Santa + Carqueja Doce + Boldo do Chile + Camomila + Dente de Leão.


COMPOSTO/GRIPE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da gripe ou resfriado, como coriza, dores no corpo e baixa energia: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Erva Cidreira + Guaraná da Amazonia + Pariparoba.


COMPOSTO/MENOPAUSA: Combinação das ervas indicadas para combater os suores e acalmar o sistema nervoso: Carobinha + Calêndula + Milefólio + Melissa + Tília.


COMPOSTO/PROBLEMAS DE PELE: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue e eliminar a Acne e a oleosidade da pele: Chapéu de Couro + Carobinha + Douradinha + Erva Macaé + Erva de Bugre + Bardana.


COMPOSTO CONTRA PRESSÃO ALTA: Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Arnica + Capim Cidrão + Erva de Bugre + Passiflora + Milefólio + Pitangueira + Sete Sangrias.


COMPOSTO CONTRA REUMATISMO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas do reumatismo, ácido úrico e dores lombares: Alecrim+Chapéu de Couro+Garra do Diabo+Salsaparrilha+ Tayuiá.


COMPOSTO/SINUSITE/ASMA: Combinação das ervas contra a sinusite e dificuldade na respiração nos quadros de bronquite asmática: Arruda + Eucalipto Aromático + Salvia.


CONFREI "Symphytum asperrimum" Ótimo cicatrizante, que não convém ingerir, pois contém propriedades tóxicas. A INFUSÃO forte deve ser usado em COMPRESSAS, para acabar com irritações e espinhas na pele, ajuda na cicatrização de queimaduras e feridas.


CORDÃO DE FRADE "Leonotis nepetaefolia" Ótimo diurético, que ameniza dores de estomago e fortelece convalescentes. Dá um bom xarope para tosse e problemas respiratórios.


CRAVO DA INDIA "Syzygium aromaticum" Excitante e aromático, alivia dor de dente. Facilita a menstruação.


DENTE DE LEÃO "Taraxacum officinalis" Tônico hepático, diurético e depurativo do sangue, age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Fortifica os nervos, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar tres xícaras, sem adoçantes.


DOURADINHA "Waltherea douradinha" Diurético eficiente na dificuldade em urinar, inflamações da bexiga eliminando pedras. Contra problemas pulmonares, bronquite e tosse.


EMBAÚBA "Cecropia palmata" Poderoso diurético, que ameniza a pressão e regula as batidas do coração. Não fazer uso contínuo.


EMBURANA "Torresea cearensis" Broncodilatador que provoca um relaxamento. Indicado nas manifestações de bronquite, tosse e asma. Ameniza cólicas intestinais e uterinas.


ENDRO "Anethum graveolens" Combate ânsias de vômitos, cura inflamações de garganta. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago.


ERVA BALEEIRA/SALICÍNIA "Cordia verbenácea" Anti-inflamatória, cicatrizante, tem a propriedade de remover hematomas.


ERVA CIDREIRA "Melissa officinalis" Tranquilizante e sedativa, induz ao sono e permite o controle das emoções. Indicada em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. O mirceno é o responsável pelo seu papel analgésico, no alívio de dores e da pressão alta.


ERVA DE BICHO "Polygonum acre" Tem efeito circulatório, ameniza hemorragias, hemorróidas e varizes. Melhora o desempenho cerebral e o raciocínio.


ERVA MACAÉ "Leunurus sibiricus" Indicada nas doenças de pele e erisipela, combater o colesterol e a pressão alta.


ERVA SANTA MARIA/MENTRUZ "Chenopodium ambrosioides" Cura indigestão, hemorróidas, varizes, facilita a menstruação, a circulação e combate doenças nervosas.


ERVA DE BUGRE "Casearia sylvestris" Emagrecedor, diurético, anticolesterol, diminue inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração. Útil em doenças de pele, mordidas de cobras e aranhas.


ERVA DE SÃO JOÃO "Agerathum conyzoides" Anti-febril, muito eficiente contra dores de estômago, cólicas e gases. Não confundir com "Herb San John"(Hipérico).


ERVA DOCE "Pimpinella anisum" Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno.


ESPINHEIRA SANTA "Maytenus ilicifolia" Seu uso é indicado no tratamento de várias doenças do aparelho digestivo, especialmente úlceras. Atua ainda sobre as fermentações anormais do intestino, normalizando as funções gastrointestinais, é ainda antisséptica e cicatrizante. No final da década de 80, a Central de Medicamentos (Ceme) divulgou um estudo oficial em que comprova as propriedades terapêuticas desta erva.


EUCALIPTO AROMÁTICO "Eucaliptus globulos" Poderoso aintiséptico, é indicado para uso em inalações, para problemas pulmonares, bronquite, asma, inflamações da garganta.


FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO: Tem uma longa lista de indicações medicinais. É tida como rejuvenecedora, revitalizante e inibidora do crescimento das células cancerígenas. Afirma-se que ativa a circulação do sangue. Tida ainda como estimulante das funções sexuais e como agente de combate ao stress, tem grande sucesso no Japão. Há quinze anos vem sendo alvo de extração predatória. A reposição é difícil pois o princípio ativo é encontrado unicamente na raiz. Estima-se que o período entre coletas deva ser de, aproximadamente, cinco anos. É o tempo necessário ao amadurecimento da planta e ao desenvolvimento de seu princípio ativo.


FENOGREGO "Trigonella foenum-graecum" Semente altamente nutritiva, que estimula o apetite, engorda. Indicado nas fraquesas típicas de gripes, anemia ou convalescência. Melhora a pele e evita rugas.


FUCUS(alga): "Fucus vesiculosos" Indicado para casos de hipotireoidismo, obesidade e disfunções da tireóide com baixa taxa de iodo. Contra indicado em casos de hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.


GARRA DO DIABO "Harpagophytum procumbens" Anti-inflamatório de origem africana, nasce apenas nos desertos, é indicada contra reumatismo, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.


GENCIANA "Gentiana lutea" Estimulante digestivo, depurativa, indicada na falta de apetite, anorexia, problemas gastrointestinais. É contra indicado em casos de úlcera gástrica.


GENGIBRE "Zingiber officinalis" Estimulante gastrointestinal, é ainda um bom anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites.
GERVÃO "Verbena bonariensis" Indicada nas dores do fígado e do estômago, febres, prisão de ventre, diurético e emenagogo.


GINKGO BILOBA: Árvore considerada um fóssil vivo, ancestral do carvalho, é mencionada nos escritos chineses de 2800 anos A.C. e considerada sagrada no Oriente. Tem ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Estimulante da circulação, diminui a hiperagregação plaquetária, evitando tromboses. Indicado ainda contra micro varizes, artrite e cansaço nas pernas.


GINSENG COREANO "Panax Ginseng" Estimulante, pode elevar a pressão arterial. Portanto, não é recomendada para hipertensos. Dose máxima, duas colheres pequenas ao dia.


GUACO "Mikania glomerata" Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de resfriados e bronquite, amenizando inflamações de garganta.
GUAÇATONGA "Casearia sylvestris" Emagrecedor, diminui o colesterol, o cansaço das pernas. Estimulante da circulação, usada em doenças de pele, picadas de cobras e aranhas.


GUARANÁ "Paullinia cupana" Os índios Maués a chamam de Paullinia cupana, da Amazônia, um extraordinário estimulante, que dá energia física ao organismo. Contém muita cafeína. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais, e é afrodisíaco.


GUINÉ "Petiveria tetrandra" Indicada para dor de cabeça, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Eficaz antídoto ao veneno de cobra e abortivo.


GRAVIOLA "Anona muricata" O chá das folhas é um ótimo emagrecedor, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabete. Ainda é analgésico em nevralgias e reumatismo.


HAMAMELIS "Hamamelis virginica" Contendo essencialmente tanino, tem ação adstringente e vasoconstritora, diminui as secreções e ativa a circulação. Muito utilizada como shampoo, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.


HERA "Glechoma hederácea" Planta trepadeira, comum em muros, contém importantes propriedades terapêuticas, contém semente tóxicas, suas folhas são analgésicas, vasodilatadora, descongestionante. A HederosaponinaC tem efeito inibidor de fungos, com ação antibiótica. Por conter muito Iodo é contra indicado em casos de hipertireoidismo.


HIBISCO "Hibiscus sabdarifa" Flor avermelhada, com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.


HIPÉRICO "Hipeycum perfloratum" Famoso calmante e anti-depressivo, também é anti-inflamatório e cicatrizante. É a hipericina a responsável pela ação calmante, que também age na insuficiência hepática, má digestão, gota e reumatismo.


HORTELÃ JAPONESA "Mentha arvensis" Calmante, anti-séptico e descongestionante. Elimina gases e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). A TINTURA alivia enxaquecas e irritações da pele, em aplicações locais. A INFUSÃO feita com 20 grs. para meio litro de água, em forma de INALAÇÃO, descongestiona as vias respiratórias.
IPECACUANHA(PAPACONHA): "Cephaelis ipecacuanha" Raiz do nordeste indicada contra a bronquite e tosse com catarro.


IPÊ ROXO "Tabebuia impetiginosa" Antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas e anticoagulante é ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O Ipê-Roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do Ipê-roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.


JABORANDI "Pilocarpus jaborandi" Tem como princípio ativo o alcalóide Pilocarpina, que age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Tem efeito semelhante ao da Espinheira Santa. É encontrado em uma região de solo e clima bem característicos. Seu princípio ativo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma. Era utilizado no passado para aguçar o faro de cães de caça. Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Vários xampus trazem o Jaborandi em sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. Há anos, a planta vem sendo extraída em grandes quantidades para uso de laboratórios estrangeiros. Não existem planos para reposição dos exemplares retirados da região. As poucas áreas de cultivo regular são controladas por laboratórios estrangeiros.


JAMBOLÃO "Syzygium jambolanium" Adstringentes e poderoso hipoglicemiante indicado em diabetes, pois ameniza a formação de fermentos sacarificantes.


JASMIM "Gardenia jasminoides" Diurético e estimulante indicado como xarope contra tosse e gripe. Ótimo colírio contra inflamações dos olhos.


JATOBÁ "Hymenaea courabril" Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não infecciosa).


JUÁ "Solanum viarum" A casca é utilizada como dentifrício, os frutos são calmantes dos nervos e da azia. A raiz é diurética, ajuda a emagrecer,melhora as funções do fígado e bexiga.


JURUBEBA "Solanum paniculatum" Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. Indicado em casos de insuficiência hepática e prisão de ventre.


LARANJEIRA "Citrus aurantium" Ótimo contra gripes e resfriados, pois é depurativo e sudorífico, tem vitaminas e sais minerais.


LOURO "Laurus nobilis" Santo remédio contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago.


LOSNA "Artemisia absinthum" Amargo estimulante gástrico, aumenta o apetite e é afrodisíaco. Mas em doses altas pode se tornar um psicoestimulante. Indicado contra doenças nervosas e falta de apetite.


LUPULO/FLOR "Humulus lupulus" A lupulina, um pó dourado que cobre as flores é um poderoso sedativo e hipnótico, indicado em casos de insônia. É ainda digestiva e antibiótica.


MACELA/FLOR "Achyzocline satureoides" Planta aromática com inflorescências usadas em travesseiros com finalidades calmantes. Em chá é indicado para problemas digestivos, azia e para acalmar cólicas abdominais.


MALVA "Malva sylvestris" Hortaliça muito indicada para problemas respiratórios, favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele.


MAMICA DE CADELA "Zanthoxylon rhoifolium" Indicado contra problemas de pele, contra picadas de insetos e cobras.


MANJERICÃO: "Ocimum basilicum" Digestivo que elimina gases.


MARACUJÁ "Passiflora alata" A Passiflora tem ação tranquilizante, antiespasmódica e diurética. Indicada em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Contra-indicado em pressão baixa.


MARAPUAMA "Ptychopetalum olacoides" De origem amazônica é afrodisíaco. Seu alcalóide, tem ação estimulante do sistema nervoso central, é anti-depressivo e é indicada em casos de esgotamento físico e impotência sexual.


MASTRUÇO "Lepidium sativum" Depurativo muito empregado em doenças pulmonares, como pneumonia, bronquite e raquitismo. Tira hematomas e cura feridas.


MIL FOLHAS/NOVALGINA "Aquiléa millefolium" Uma das ervas mais importantes e poderosa da farmacopéia. O chá é bom para baixar febre, aliviar dores, reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado. A infusão forte transformada em cubos de gelo, deve ser aplicado sobre hemorróidas. Em temperatura morna em banhos de assento contra problemas ginecológicos.


MORANGUEIRA "Fragaria vesca" Contra inflamações dos rins e bexiga, desobstruindo os rins, liberando a urina. Em conseqüência ameniza a gota, o ácido úrico e reumatismo.


MULUNGU "Erytrina verna" Calmante poderoso, analgésico e muito usado em manipulação, contra pressão alta.


NOGUEIRA "Juglans regia" O chá das folhas limpa e fortalece o sangue, as nozes são ótimo alimento para os nervos, cérebro e crescimento. Embeber os cabelos em infusão das cascas das nozes escurece os cabelos brancos.


NÓZ MOSCADA "Myristica fragans" Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.


OLIVEIRA "Olea europaea" Estimulante do apetite, o chá das azeitonas também são usado para subir a pressão, dilata as veias, desinflama a boca e garganta.


PALMA CHRISTY: "Ricinus comunis" Famoso laxante de onde se origina o óleo de rícino.


PARIETÁRIA "Parietária officinalis" Muito usada em males dos rins, inflamações da bexiga, dissolve cálculos e alivia dores.


PARIPAROBA/JAGUARANDI "Piper umbellatum" Polivalente, age contra resfriados e asma e também contra os males do fígado e baço, aliviando azia, úlceras e hemorróidas. Mastigar a raiz alivia dor de dente.


PATA DE VACA: "Bauhinia forficata" Poderoso hipoglicemiante, indicado em diabetes e elefantíase, com muito sucesso.


PAU PRA TUDO "Cinamodendron axilare" Afrodisíaco, muito indicado contra diabetes.


PAU TENENTE "Quassia amara" Indicado em males do estômago e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue, também age contra a malária e febre amarela. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.


PEDRA UME CAÁ "Myrcia sphaerocarpa" De origem amazônica, goza da fama de Insulina Vegetal, empregada no tratamento do diabetes baixando a taxa de açúcar e colesterol.


PICÃO BRANCO "Galinsoga parviflora" Digestivo muito usada em dores de estômago, males do fígado, icterícia e outras infecções do aparelho digestivo.


PICÃO PRETO "Bidens pilosa" Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.


PITANGUEIRA "Stenocalys michelli" Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.


POEJO "Mentha pylegium" Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.


PORANGABA "Cordia salicifolia" Poderoso emagrecedor que diminue o colesterol. Não confundir com a Erva de Bugre.


PULMONÁRIA "Pulmonaria officinalis" Como diz seu nome é indicado nas doenças do pulmão, é um eficiente expectorante, misturado com mel de abelhas. Facilita a respiração. Indicado a pessoas que trabalham com pó.


QUEBRA PEDRA "Phylantus niruri" Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.


QUINA-QUINA "Chincona sp" De origem andina esta árvore possui raizes e cascas contendo o quinino, um alcalóide que permite agir como anti-séptico, adstringente. Indicada para gripe, febre, em casos de malária e anemias.


ROMÃ/CASCAS "Punica granathum" Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.


SABUGUEIRO "Sambucus nigra" Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, cálculos renais e toxinas do sangue.


SALVIA "Salvia officinalis" Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação anti-séptica, adstringente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. É contra indicado em gravidez e lactação.


SALSSAPARILHA "Smilax salsaparrilha" Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.


SASSAFRÁZ "Ocotea preciosa" Elimina dores ósseas. Ajuda a eliminar intoxicação por metais.


SENE INDIANO "Cassia augustifolia" Um bom laxante, mas não usar continuamente. Indicado em casos de prisão de ventre, tomar no máximo uma xícara por dia e no máximo dez dias seguidos.Usar infuso no máximo 2 gramas por xícara de água. CONTRA INDICADO A GESTANTES E LACTENTES.


SETE SANGRIAS "Cuphea ingrata" Tem efeito sedativo do sistema nervoso central . É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Não é aconselhado uso para crianças.


STÉVIA "Stevia rebaudiana" Um doce presente da Natureza, que analizado em laboratório mostrou ser 300 vezes mais doce que açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Muito indicada aos diabéticos.


SUCUPIRA "Dilotropis incexis" Semente depurativa, oleosa, contra manchas de pele, eczemas, feridas na pele. Antireumática e antihemorrágica.


TAYUIÁ "Cayaponia tayuia" Depurativo poderoso, desintoxica o sangue. Tem ação laxativa e desobstrui o fígado.


TANCHAGEM "Plantago major" Uma das plantas de maior valor medicinal e veterinário. Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo microorganismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarréias e hemorragias pós-parto. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água.


TÍLIA "Tilia cordata" Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas. Sudorífica, descongestionante e relaxante é indicada em casos de febres, resfriados e dores estomacais. Alivia a dor de cabeça, enxaqueca e tensões nervosas. Usar 10 gramas para cada litro de água.


UNHA DE GATO "Acacia plumosa" Famoso antireumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.


URTIGA "Urtica dioica" Utilizada no passado na indústria têxtil, foi descoberta como medicamento no início do século 20. De ação vasocostritora e depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tônico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contato. não utilizar as sementes.


UVA URSI "Arctostaphylos urva ursi" Devido a hidroquinona que tem propriedades antibacterianas, anti-séptica e antibiótica, é indicada em casos de inflamações renais e diarréias. A hidriquinona dá uma coloração marrom esverdeada na urina. Não se recomenda usar na gravidez ou lactação.


VALERIANA "Valeriana officinalis" Poderoso calmante, tem ação antiespasmódica e anestésico. Depressora do SNC, atenua a irritabilidade nervosa, a ansiedade e a cefaléia de origem nervosa. Externamente é indicado na cicatrização de feridas.


VELAME DO CAMPO "Croton campestris" Um dos melhores depurativos do sangue, combate doenças nos ossos e o reumatismo.
VERBASCO "Verbascum thapsus" Combate doenças dos pulmões, ótimo expectorante, nas tosses com catarro, bronquite e asma. É cicatrizante tópico.


VERBENA "Verbena officinalis" Indicado contra doenças do fígado e do estômago.


ZEDOÁRIA: "Curcuma zedoaria" Poderoso depurativo do sangue, ativa a circulação provocando a dilatação dos vasos sanguíneos. Ótimo digestivo, normaliza as funções do fígado, estômago e duodeno. Elimina o mau hálito e limpa as vias respiratórias em casos de inflamações da garganta.


ZIMBRO: "Juniperus communis" As bagas contém glicose e o efeito de aumentar a filtragem dos rins, é um ótimo depurativo eliminando líquido do organismo, inclusive o excesso de ácido úrico, aumentando a quantidade de urina. A infusão de 15 gramas de bagas para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. Não utilizar durante a gravidez e a nefrite manifestada.