Bem Estar

Que tal lembrar da força que a natureza tem para o nosso bem estar






O uso das plantas medicinais remonta desde os primórdios da humanidade. Alguns compostos de ervas foram desenvolvidos ao longo da história e são eficazes (ou até mais eficazes) que a medicina tradicional!

Vamos relembrar aqui alguns compostos que nossos avós faziam para a melhoria de muitas doenças.

Composto contra bronquite

Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.

Assa-peixe
Bardana
Menta
Tanchagem

Malva


Composto Calmante

Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.


Capim-cidrão
Camomila

Melissa

Hipérico

Maracujá





Composto para Circulação

Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sangüínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba + Hamamelis.


Arnica
Erva-de-bicho
                                                 









Ginkgo Biloba
Hamamelis




                                                 
                                           




Composto para Cólicas Menstruais

Combinação das ervas mais indicadas para amenizar cólicas menstruais: Artemísia + Agoniada + Aroeira + Carapiá + Tília.


Artemisia
Agoniada


                                                                                                                   
Aroeira
Carapia

                                         


                                                     




Tília


Composto para Colesterol

Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.



Erva - de - bugre

Alcachofra
Dente-de-leão
Carobinha
 


                                                 
 





Pedra Ume Caa




Composto Depurativo 

Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.


Alcachofra
Capim-cidrão











Carobinha
Porongaba











sene


Composto para Diabetes

Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Gervão + Graviola + Carqueja


pata-de-vaca
Pedra Ume Caá















Ipe-roxo
Gervão














Graviola
Carqueja
















Composto para Cálculos Renais

Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra + Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.



Alcachofra
Capim-cidrão













Quebra-pedras
Cabelo-de-milho












Cana-do-brejo

Composto Emagrecedor

Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Alcachofra + Boldo do Chile + Camomila + Capim Cidrão + Carobinha + Graviola + Sene Indiano + Carqueja + Centella Asiática + Erva de Bugre.


Alcachofra
Boldo do Chile











Camomila
Capim Cidrão











Carobinha
Graviola














Sene
Carqueja














Centela-Asiática
Erva-de-bugre












Composto Equilibrium

Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazônia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.
Capim-Cidrão
Melissa











Guaraná-da-Amazônia

Ginkgo-Biloba












Hibiscus
Jasmim























Pratique o bem!



Praticar o bem faz bem! A qualidade de nossas ações e palavras influencia em nossa vida e ecoa pelo universo numa ação de justiça divina chamada causa e efeito. 



Essa foi uma das cenas mais lindas que eu vi, nos últimos tempos. 
Em meio a tanta água e chuva, as crianças não desistiram do cachorrinho. 
Um exemplo que deveria servir a todos! 

Muitas vezes nos perguntamos o que está, ou porque está acontecendo determinada situação em nossa vida... a resposta está simplesmente nas nossas ações... no que você emitiu para o universo. A vida é um eco, então prestar atenção no que você está emitindo pode lhe revelar muito sobre você! 

Faça o bem! Sempre! A generosidade é um valor que precisa ser cultivado e ensinado para gerações futuras. E não importa o quanto você não é reconhecido, ou se é apenas visto como um tolo, sua consciência e seu coração agradecem. 

                                                                         Antonieta Alves




"Quem pratica o bem, 
coloca em  movimento as forças da alma" 
(Chico Xavier)





Buscar, conhecer e entender!
Flor de lótus






É sempre bom conhecermos a origem das coisas. Vou postar algumas curiosidades simbólicas de objetos, imagens, plantas enfim tudo que está ao nosso redor, ou que faça parte do nosso cotidiano. 

Essa busca "de onde veio essa representação" deve ser feita em tudo que executamos em nossa vida! Comece se questionando:
Por que tive tal pensamento?
Por que tive essa atitude?
Por que isso deve ser feito dessa forma?

A partir do momento em que você buscar, novos horizontes vão surgir para você desvendar, desbravar, conhecer, ampliar!

Hoje, me questionei sobre a flor de lotus. Vamos conhecê-la um pouco:

Vamos entender o simbolismo da flor de lotus

A flor de lótus simboliza a pureza, a perfeição, a sabedoria, a paz, o sol, a prosperidade, a energia, a fertilidade, o nascimento, o renascimento, a sexualidade e a sensualidade.

Simbologia da Flor de Lótus

Venerado em muitos lugares, desde Índia, China, Japão e Egito, a flor de Lótus durante muito tempo simbolizou a criação, a fertilidade e, sobretudo, a pureza, 
uma vez que 


essa bela flor emerge das águas sujas, turvas e estagnadas. 


Além disso, representa a beleza e o distanciamento pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol) que na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".

No Egito, essa flor atípica simboliza a "origem da manifestação", ou seja, o nascimento e o renascimento visto que ela abre e fecha consoante o movimento solar e, ademais, está relacionada com os deuses Nefertem e Re. Vale lembrar que o lótus azul era venerado pelos faraós do Egito por possuir características sagradas e mágicas associadas ao renascimento.

Não obstante, na Índia, a flor de Lótus simboliza o crescimento espiritual representado por aquela que surge da obscuridade para desabrochar em plena luz. Na mitologia hindu, o lótus dourado aparece na mão esquerda de buda simbolizando a pureza e o esclarecimento.

Além de Buda, muito deuses da mitologia hindu se relacionam com essa flor, por exemplo, Brahma, o criador, que nasce do umbigo de Vishna emergindo num lótus de mil pétalas; ou Surya, o deus do sol retratado com duas flores de Lótus simbolizando o esclarecimento.
Representação da Flor de Lótus



A tradicional flor de lótus é representada com oito pétalas que se relacionam com as oito direções do espaço, sendo, portanto, um símbolo da harmonia cósmica e, por isso, aparece com frequência nas mandalas. Por sua vez, na mitologia hindu, há uma representação do lótus com mil pétalas considerado o trono de buda, o pináculo da perfeição, simbolizando o esclarecimento espiritual e a totalidade. Da mesma maneira, Brahma nasce do umbigo de Vishnu sustentado por uma flor de lótus de mil pétalas.

No tocante às cores dessa flor: a lótus branca simboliza a pureza mental; a lótus vermelha representa o amor e compaixão; o lótus azul significa sabedoria; e, por fim, o lótus rosa simboliza o próprio Buda.






OM - O som do Universo


Mantra é uma vibração, um som sagrado que possui poder! São muito utilizadas em meditação, yoga.
  
O OM é considerado o mantra dos mantras, ele é o som primordial do Universo, dele emana todas as vibrações primordiais universais, sendo considerado o mais importante de todos os outros!

O significado de OM em sânscrito é "aquele que protege, sustenta". O OM é pronunciado como AU (um ditongo das vogais) e a letra M como um som bem longo, emitido pelo nariz (nazalização). Então, quando emitimos fica:
AUMMMMMMMMM.

Essa três letras correspondem aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho.

Cada parte deste símbolo tem um significado. Vejamos






O OM quando entoado e vizualizado de forma disciplinar traz para o o interior da pessoa a energia do Universo na sua forma mais pura!
Ele harmoniza a polaridade gerando o equilíbrio entre o masculino e feminino, céu e terra, passivo e ativo, noite e dia, enfim harmonizando tudo o que a natureza nos oferece!


Meditando com o som do Universo








 - Sente-se confortavelmente; de preferência em lugar tranqüilo, esteja com uma roupa confortável.

 - Respire lentamente, trazendo o ar para dentro e solte devagar!

- Vizualize o OM (pode ser colocado em tela cheia em seu computador);

- Quando estiver bem relaxado, inspire profundamente, guarde o ar e então, entoe lentamente ommmmmmmmmmmm, até que seu ar termine.

- Faça esse exercício pelo menos 3 vezes, ou até que se sinta bem confortável;

- Volte aos poucos, inspirando e respirando lentamente, para suas atividades normais.   










Respire : O ar é de graça!






O nascimento caracteriza-se pela entrada de ar nos pulmões do bebê e ele chora! Então desde o nascimento até o último suspiro o ar, a respiração é vida, é um dos maiores indicativos no nosso estado emocional. 

Respiramos lentamente quando estamos calmos, mas quando agitados, nervosos, nossa respiração fica ofegante, ou pelo contrário, "perdemos o ar".

Ao respirar, absorvemos tudo o que está no ambiente ao nosso redor, mas nem sempre queremos faze-lo. Numa nuvem de fumaça de caminhão por exemplo, ou numa tensão emocional acabamos prendendo a respiração numa tentativa de não absorver aquilo, para não sentir medo, ou sensações desagradáveis e ameaçadoras, como uma espécie de anestesia temporária. 

Mas se fizermos isso de forma descontrolada ou frequente, não estamos reprimindo só as sensações desagradáveis, estamos reprimindo as boas também, e teremos dificuldades de sentir satisfação, prazer ou até mesmo amor! Porque prender a respiração é um ato de prender emoções sejam elas boas ou ruins! 

Em muitas religiões, budistas, taoistas, iogues a respiração é a chave para alcançar a integração do ser com a natureza. Respirar é estar conectado a toda a criação divina!

A importncia da respiração para a nossa essência vem desde a antiguidade. Em várias civilizações antigas já se falava na conexão corpo e alma.

Em Hebraico, "respirar" vem de "ruach" que significa "alma e espírito, sopro e alento".
Em Latim, "respirar" vem de "spirare", que gerou "spirutus".
Em Grego, "respirar" vem "psyche" que significa ao mesmo tempo "respiração e alma"
Em Hindu, "respirar" é "atman" que também significa "respiração e alma". 

Respirar é absorver prana (para os hindus) ou ch'i (para os orientais), que nada mais é que uma energia pura presente na natureza que tem como propriedade e prioridade nos manter vitalizados, uma energia responsável pela harmonia do nosso corpo, trazendo boas vibrações.

Mas, em qualquer exercícios de respiração a essência deste é o foco na pausa respiratória, portanto respirar significa atenção. 





A atenção na respiração diminui a agitação mental. 


Respirar traz paz e tranquilidade e dá abertura para que possamos meditar e refletir sobre nossa existência.  

Portanto vamos lá, Respire! É de graça! Muita paz pra você!










Para Meditar com a pedra do sol



Como já dissemos, os benefícios da meditação são muitos. No campo emocional, a meditação faz: diminuir a ansiedade, aumentar a estabilidade emocional; aumentar a criatividade; aumentar a alegria; desenvolver a intuição; ganhar mais clareza e paz na mente entre outros fatores.



No campo físico a meditação abaixa a pressão sanguínea; abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade; diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações; aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento; Melhora o sistema imunológico.





Mas voltando a pedra do sol, para essa técnica de meditação você vai precisar de incenso de lavanda, (pois é um elemento excelente para dar claridade e coerência em trabalhos holisticos e concentrar a visualização e inspiração porque ativa a glândula pineal, que produz a melatonina, agindo sobre a emoção e deixando as pessoas mais serenas. A lavanda tem o poder de estabilizar os corpo físico, etérico e astral), a sua pedra do sol, vestir branco e uma música suave além, claro de um ambiente tranquilo.














Faça a meditação de preferência pela manhã, para aproveitar melhor as energias do sol.

Vista-se de branco, acenda o incenso, coloque a música. Procure ficar numa posição bem confortável, segure a pedra do sol com a mão dominate  e deixe a música e o perfume invadir sua alma, respire lentamente. Pense em coisas boas com foco nos objetivos que você quer alcançar.



Faça por cinco ou dez minutos, pelo menos uma vez por semana! Observe os resultados!!!



  









A melhor forma de se tornar uma pessoa melhor é quando você se determina a isso!!
Comece por disciplinar sua mente com determinação em direção ao seu objetivo. E verá que tudo de bom virá ao seu encontro; um bom livro, uma mensagem, um bom amigo e outros meios que lhe ajudarão a realizar o seu propósito!!





O livro é uma das chaves para as portas do conhecimento!




Esse espaço é seu!!!


Para meditar, acalmar a mente e o espírito...




Vamos a mais uma dica de como meditar!






Jardim Zen






O jardim zen é um ótimo instrumento para meditação e contemplação. Para o stress do dia-a-dia serve como ferramenta de relaxamento.

Uma das suas principais vantagens é que não precisa de muito espaço para criar seu jardim zen. Mas lembre-se é um local de paz, então considere-o sagrado longe de crianças, animais de estimação e/ou outras situações em que ele possa ser violado ou quebrado.

O jardim zen é composto por uma caixa rasa com areia fina e média, 
cascalho, pedras, e outros elementos naturais.



  Cascalho, pedras e outros elementos naturais.







O ancinho também pode ser utilizado. 





No jardim zen o mar é simbolizado por ondulações desenhadas na areia e as montanhas pelas pedras sempre centrado no simbolismo e o espírito da natureza. Dizem que é sempre bom colocar um número ímpar de pedras para trazer sorte!









Escolhendo um determinado local para colocá-lo, você pode manuseá-lo a qualquer hora fazendo diversos desenhos com o ancinho, ou om os dedos ou até soprando, sempre deixando sua imaginação e os sentimentos fluírem.






                                             









Acredite você consegue! 

Reserve um tempo para você!



Vamos lá, o dia tem 24 horas, reserve 

1 hora pra você!






1. Escolha um local calmo, tranquilo e limpo onde você saiba que ninguém possa te incomadar. (pode ser seu quarto, ou um canto da sala, ou varanda ou outro de sua preferência. 



2. Prepare um banho de ervas conforme sua necessidade. Aqui no nosso blog tem uma aba com uma relação de mais de 90 banhos de ervas e plantas medicinais que você pode consultar e fazer. Prepare-o e deixe em temperatura ambiente ou na temperatura que mais lha agradar.


Tome um banho como de costume, em seguida tome o banho que você preparou, jogando o líquido do pescoço para baixo, deixe agir por alguns minutos e em seguida, com pequenas batidas da toalha segue o corpo.



3. Vista-se com uma roupa branca, de preferência folgada e confortável.






4. Se quiser, pode acender um incenso de sua preferência.

5. Procure um lugar confortával para se sentar. Procure relaxar ao máximo, fique na posição sentada com as pernas esticadas. Respire fundo, levante os braços para cima e estique-os, espreguiçando-se, em seguida, curve-se sobre as pernas bem devagar, na tentativa de alcançar os pés. Volte devagar na posição sentada.

6. Escolha a posição que que mais lhe agradar e que você possa ficar mais tempo sem se mexer. Pode ser ou sentada (na posição de yoga) ou deitar-se de barriga para cima, com um travesseiro baixo. Fique com a palma da mão voltada para cima.

7. A meditação nada mais é do que você relaxar a sua mente, então faça o seguinte exercício bem devagar.

Obs. a respiração deve ser feita sentindo o abdomen e não o pulmão, você perceberá que o que "infla" não são os pulmãos mas a região do abdomen".
Chama-se respiração diafragmática.






Pode ser feita deitada:




Ou sentada:





Após escolhida a posição comece:

* inspire o ar profundamente e em sua mente enquanto você inpira,
conte 1, 2, 3, 4,
* segure o ar e conte 1,2,3,4,
* solte o ar devargar e conte 1,2,3,4
* fique sem ar e conte 1,2,3,4

(ou seja, inspire 1,2,3,4, segura 1,2,3,4, solta 1,2,3,4 e relaxe 1,2,3,4)

8. Faça esse exercício pelo menos 10 vezes ou quanto você se concentar.

9. Lembre-se de sentir que o seu diafrágma foi esvaziado completamente, para que você possa levar oxigenio rico para os pulmões e cérebro e para que se possa expelir toda carga de negatividade, trazendo uma sensação de alívio.

10. Quando se sentir mais relaxada, "volte calmamente" para o ambiente em que está.

11. Ao terminar, se quiser pode tomar um banho de rosas brancas.

12. Abaixo segue alguns vídeos com músicas para meditação, basta acioná-los e colocar no volume baixo em que não incomode. (lembre-se, não é necessário assistir ao vídeo e sim, ouví-lo)

13. Esse técnica pode ser feita quantas vezes você sentir necessidade, pode fazer também de 1 a 3 vezes por semana

Dê esse presente para você! Você pode!, você merece! 

















Como nossa mente controla nosso corpo?





A compulsão é algo muito ruim. As pessoas não percebem o quanto comem enquanto estão comendo, não se satisfaz até ver o fundo do prato ou copo.


Uma necessidade muito grande de preencher um espaço (talvez psíquico) cheio de vontades e carências.

Mas podemos burlar toda essa situação com nossa mente, com o poder do nosso pensamento.

A descoberta de Alia Crum, pesquisadora da Columbia Business School, que desenvolve trabalhos acadêmicos com foco no comportamento do consumidor, nos  traz que as sensações de fome e saciedade não são baseadas apenas no que colocamos para dentro, mas também no que pensamos que estamos comendo. 

Seu achado é simples, mas indica um caminho promissor no controle do apetite e da compulsão por alimentos. Agora sabemos que, se uma pessoa achar que a opção que vê no prato é saudável, é provável que sinta fome mesmo depois de ter comido o suficiente. E o contrário também acontece: quando achamos que a comida está cheia de calorias, precisamos de menos para nos sentir satisfeitos.

No experimento, foi servido o mesmo milkshake, com 380 calorias, para dois grupos. 





Um deles foi informado de que a bebida continha apenas 140 calorias. Ao outro foi servida porção com rótulo de “pecaminosa”, contendo supostas 620 calorias. Antes da fisiologia, colocou-se em evidência nosso “olho gordo”. 

Quem achou que estava provando a versão “gorda”, apresentou queda do hormônio grelina, responsável pelo apetite. Já quem provou a versão “magra” não teve alteração da taxa de hormônio, permanecendo, assim, com fome – mesmo depois de terminado o milk shake.
Esta é uma prova de que a mente pode controlar o corpo. Ao menos, o apetite. Contra a ansiedade, cabe muito trabalho a ser feito. Principalmente a meditação. Se você acreditar que uma boa salada é um alimento rico, e não apenas uma opção mais magra, poderá “enganar” o organismo e aproveitar-se da sensação de estar plena e leve.






Dicas de saúde!

Que tal desintoxicar o organismo? Existem várias formas, (e muitas, bem simples) de auxiliar na sua qualidade de vida.
Uma delas é promover o cuidado com o corpo, com exercícios físicos aliados a boa alimentação!

A seguir, três receitas de sucos desintoxicantes, eles ajudam a limpar o organismo, fazendo uma verdadeira faxina, eliminam as toxinas acumuladas por excesso de alimentos gordurosos e nocivos à saúde.



Suco desintoxicante I





Ingredientes

- 4 cenouras sem casca
- Suco de 2 limões
- 1 colher (sopa) de linhaça triturada

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Para melhor absorção, consuma em jejum.

Suco desintoxicante II



Ingredientes

200 ml de água de coco
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de semente de chia
1 folha de couve
Hortelã a gosto

Modo de preparo

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador ou em uma centrífuga. Coe se necessário e evite adoçar com açúcar ou adoçante.

Suco desintoxicante e digestivo



Ingredientes

1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
1 suco de limão e raspas da casca
Modo de preparo

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.








Depressão




Depressão é um dos males que assolam a humanidade e é a causa de muito sofrimento e dor, não só para o próprio depressivo, mas para quem participa de seu universo. 
Das  pessoas que vivem ao redor dele, são exigidos o dobro do esforço, primeiro em  ficar bem e segundo  tentar deixar o outro bem! Uma tentativa quase nula do resgate de um sorriso, de sensação de conforto e bem estar, uma manifestação de contentamento ou até mesmo de paz. É uma convivência cansativa, triste, pesada, na qual tudo, exatamente tudo que se fizer não fará a menor diferença.
Sob a ótica da espiritualidade veremos a seguir o que é depressão, suas causas e possíveis curas.
Depressão se caracteriza por uma tristeza profunda, um abatimento moral ou físico. Esse abatimento provoca um desnível na estrutura psicológica do indivíduo, causando acúmulo de detritos, impurezas energéticas descarregando os mais variados problemas de saúde.
A intensidade e duração deste estado de melancolia, tristeza ou até mesmo desespero  depende da personalidade, dos fatores que desencadearam o processo e da situação atual do paciente. A depressão perdura semanas, meses e até anos se não tratada convenientemente.
O paciente depressivo apresenta características físicas e psicológicas peculiares a este estado:
- aparência triste a abatida;
- movimentos lentos, inclusive para falar e andar;
- pouca conversa e sem muito assunto, quando fala é sempre com tom de voz baixo;
- preocupações constantes com doenças físicas;
- perda ou diminuição significativa de peso; ou ainda perda ou aumento do apetite;
- passam muito tempo sentadas ou deitadas;
- redução marcante de interesse nas atividades diárias, nas crianças e nos adolescentes apresenta- se como irritabilidade constante;
- o deprimido não reconhece que está deprimido;
- a pessoa não tem capacidade de recuperar sozinha as atividades normais.
- dificuldade para dormir, ou o contrário excesso de sono , quase todos os dias;
- fadiga ou perda de energia quase todos os dias;
- sensação de desvalorização ou culpa excessiva ou inadequada. A pessoa se sente sem valia alguma e passa a nutrir este tipo de sentimento;
- diminuição da capacidade de pensar ou de se concentrar, ou ainda, indecisão quase todos os dias;
- vontade de morrer (pensamentos de morte), pensamentos em torno do suicídio, idéias suicidas recorrente ( surgem e desaparecem da mente da pessoa) e tentativa de suicídio.
Vale lembrar que a depressão começa  a ser identificada quando dois ou mais itens aqui mencionados se mantém por pelo menos algumas semanas.
Para alguns estudiosos do espiritismo, o ser humano é constituído pelo que se denomina casa mental, ou seja, o nosso cérebro é subdividido em três regiões distintas: subconsciente, consciente e superconsciente. 
subconsciente: 
- repositório dos movimentos instintivos;
- porão da individualidade;
- arquivo das experiências;
- registros dos menores fatos da vida;
- residência dos nossos impulsos automáticos;
- sumário vivo dos serviços realizados;
- hábito e automatismo que moram nele;
- representa e contém o passado, desta e das anteriores reencarnações;
consciente:
- energias motoras para as manifestações imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser; 
- representa o domiclio das conquistas atuais;
- nele se erguem e consolidam as qualidades nobres que estamos edificando;
- nele residem o esforço e a vontade;
- representa o presente.
superconsciente:
- guarda materiais de ordem sublime, que a criatura humana conquistará gradualmente;
- representa a parte mais nobre do nosso organismo divino em evolução;
- representa a casa das noções superiores, indicando as eminências que nos cumpre atingir;
- nele, demoram-se o ideal e a meta superior a ser alcançada;
- representa o futuro.


Passando a analisar o paciente depressivo, em regra ele é alguém que através do tempo vem arquivando experiências negativas, é alguém que traz a mente fixada no passado triste e sombrio, recordando-se apenas de experiências menos felizes. Assim, ele vive trabalhando no subconsciente, transformando-o num quarto de despejo, de miasmas pestilenciais. Lembrando que "o pensamento, as idéias, os conceitos, os fatos arquivados e registrados vão formando o caráter da pessoa, elaborando o seu modo de ver, de sentir, de proceder, ou seja, vão formando a sua personalidade."
Considerando-se o subconsciente (solo fértil) como parte do inconsciente que pode aflorar à consciencia  com os seus conteúdos, a função da mente consciente (semente) é pensar, dirigir, plantar idéias certas na época certa, a função do subconsciente é fazer brotar ou realizar o que a mente consciente lhe ordenou ou entregou, programando e alterando o comportamento do indivíduo.

Causas
Com o indivíduo preso nesse quarto de despejo, a depressão instala-se pouco a pouco, porque os pensamentos  que nele permeiam têm seu foco de energia voltado para o lado sombrio da alma,  minando  rapidamente este soló fértil tornando-o improdutivo, sem forças para o brotar de novas perspectivas, provocando, consequentemente a falta de energia para o enfrentamento da vida, a desmotivação, o desequilíbrio mental.
Tais pensamentos  estão fortemente vinculados ao sentimento de perda, seja por morte, seja  perda da saúde, da coragem, do entusiasmo, de objetos, de status social e financeiro , separação, desemprego, enfim inúmeras formas de perder algo. 

O ressentimento também é uma das causas da depressão. O ressentido é alguém que vive, de maneira mórbida, ruminando, remoendo o acontecimento desagradável, alimentando e realimentado os sentimentos de mágoa e /ou de raiva, sentindo uma, duas ou até mais vezes a mesma dor. 
Outro fator que causa a depressão patológica é o sentimento de culpa... este gera a angústia que provoca inúmeras manifestações psíquicas desordenadas ou desarticuladas  provocando no indivíduo autoflagelação vazia alimentado por um remorso inutil.
Partindo para uma vertente mais espiritualista, a depressão pode instalar-se por meio do sentimento de perda de um ente querido. A saudade, normal ante perdas importantes, faz com que se estabeleça um forte elo de ligação entre ambos, encarnado e desencarnado.

A obsessão
Na esfera espiritual, a obsessão e a auto-obsessão são fatores que geram muita preocupação no quadro depressivo. Antes porém, é preciso entender um pouco essa questão.
Como exemplo, citaremos os microsistens que atualmente são compostos por rádios digitais. Para sintonizar uma frequência você deve apertar o botão até conseguir escutar o som nítido e limpo, então considere uma rádio sintonizada, ou seja, a antena embutida no aparelho conseguiu captar uma onda de som que estava no ar e os dois onda e antena entram em sintonia e se manifestam através do rádio, certo? 
Assim, se dá a obsessão! A frequencia, a faixa vibracional regida pelo valor moral é que permite a sintonia entre o nós e o desencarnado, acabamos por ser influenciados, modificando nossa conduta e até nossa personalidade. Nos permitidos ser sugestionados e até comandados por eles. O pensamento tanto de um quanto de outro se irradia e transita por faixas específicas, e pelas leis de afinidade e sintonia, atrairá respostas equivalentes.

Consequências
As consequências da depressão são muito fortes não só para o enfermo com também para quem convive com ele. Há, em primeiro plano, um comprometimento do sistema imunológico, baixando nossas defesas frente a diversos invasores microbianos, provocando diversas enfermidades orgânicas , como distúrbios digestivos, úlceras, disritimia cardíaca, problemas hepáticos, alergias, manifestações cancerígenas, entre outras.
A chamada somatização também pode instalar-se nesse processo, ou seja, distúrbios emocionais / espirituais acabam por se manifestar na esfera orgânica. 
O suicídio certamente é a pior consequência da depressão, pode ser direto e consciente, ou seja, aquele em que a pessoa decide eliminar a própria vida, através de uma irreversível auto-agressão. Já o suicídio indireto/inconsciente é aquele em que a pessoa vai aos poucos deixando-se consumir, vai se abatendo, entregando-se ao desalento, a pessoa se nega a viver e acontece o que se chama de morte emocional.
A depressão se dá pela ausência de valor moral para o enfrentamento das diversidades da vida. Infelizmente, o depressivo não faz a opção por si mesmo, vendo no fracasso algo natural e inevitável. 






A causa do Sofrimento






"O budismo ensina que existem três venenos principais dos quais dependem os sofrimentos da humanidade. São eles: o apego, a ignorância da lei de causa e efeito, e o ódio e os rancores. Desses três venenos, o apego é o pior. Ele merece alguns esclarecimentos para não ser confundido com o afeto ou o amor. Com efeito, freqüentemente ouvimos alguém dizer que é apegado a uma pessoa e que isso se deve ao grande amor que sente por ela.

A prova de fogo para se determinar se aquilo que sentimos é amor verdadeiro ou apenas um mero apego é muito simples: basta examinarmos o que essa relação traz para nós mesmos e para a outra pessoa. O verdadeiro amor traz felicidade e alegria a ambos. Se isso não acontece, não se trata de amor verdadeiro. O amor verdadeiro não corre atrás da sua própria satisfação e felicidade, e sim das da pessoa amada.

Como afirmou Paramahansa Yogananda: "Quando vocês pararem de querer encher a própria taça de felicidade, e começarem a encher a dos outros, descobrirão, com espanto e alegria, que a taça de vocês está sempre cheia."

O apego é a causa real de muitos sofrimentos. Lutamos para obter um objeto ou uma pessoa, e isso é causa de sofrimento. Depois, logo após termos obtido esse objeto ou pessoa, começamos a nos preocupar por medo de perdê-los.

Podemos ainda ser apegados a situações ou ao nosso corpo, e ambas as coisas são causa de sofrimento. O medo de morrer é causa de muito sofrimento, pois a mente acha que sem o corpo estará perdida. Também aqui está em jogo o apego. Nesse caso, no entanto, ele é coadjuvado pela ignorância das leis da vida. Enfim, é fácil verificar que todos os males do mundo, as guerras inclusive, possuem como causa principal pelo menos um dos três venenos primários: apego, ódio e ignorância.

A ignorância da lei de causa e efeito, por seu lado, é a coisa mais perigosa que existe. Não saber que nosso sofrimento nasce das nossas ações não-virtuosas não nos permite tomar a decisão de mudar nossas atitudes e posturas com a força necessária para fazê-lo realmente.

Com a meditação é possível adquirir o controle da mente e, em conseqüência, a paz interior. Essa é a principal razão para se praticar uma técnica de meditação. Todos nós buscamos a felicidade e, ao mesmo tempo, queremos evitar o sofrimento. Quando conquistamos a paz interior, atingimos uma postura existencial muito mais eficaz para a satisfação dessas nossas exigências.

Não apenas os seres humanos, mas todas as criaturas, inclusive os insetos, procuram meios de evitar o sofrimento. O homem é a única criatura que, com o uso da razão, pode adquirir e praticar técnicas para buscar conscientemente o controle mental. Para que tenhamos uma vida sem sofrimento, devemos cortar pela raiz as causas que o provocam.

NOSSO INTELECTO nos possibilita discriminar tudo aquilo que em nós é bom e tudo aquilo que é mau, assim como evitar todas as ações que, por não serem virtuosas, criam causas cujos efeitos serão sentidos por nós como sofrimentos. A felicidade não chega sozinha. Podemos esperar por ela durante anos, mas ela apenas chegará quando passarmos seriamente a seguir o modo justo de agir. Esse modo justo de agir nos foi apresentado pelos grandes mestres e constitui a base de todas as grandes religiões.

Quando postos em prática na vida cotidiana, os ensinamentos deixados por Buda e por Cristo, por exemplo, são capazes de cortar as raízes do sofrimento. Mas essa prática em geral não é fácil, e é necessário manter o controle mental para evitar que a nossa parte instintiva nos cegue com as suas exigências egoísticas.

Os ensinamentos dos mestres são sementes. Não podemos pretender saborear seus frutos se antes não plantarmos a semente, cuidarmos da planta que cresce até que ela esteja em condições de nos pagar pelo trabalho. Da mesma forma, os ensinamentos, se vividos dia após dia, no devido tempo, não deixarão de produzir em nós aquelas transformações mentais que nos levarão a agir de um modo diverso. Um modo que nos permitirá evitar a prática de ações não-virtuosas, cujos efeitos são os sofrimentos."



 “O pensamento é a única força que dá vida ou a destrói, dependendo de como é dirigido, se para o bem ou para o mal”. Prentice Mulford 



Artigo publicado na revista Planeta. O autor 
autor: Francesco Giovannetti. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário