abril 01, 2014

A força da água





Temos uma ligação muito forte com a água, um elemento da natureza fundamental para a nossa existência. Essa ligação é tanto física como espiritual. Física, porque somos gerados em meio líquido, 60% do nosso corpo é composto por água, o nosso planeta, embora chamado Terra, 2/3 dele é composto por mares e oceanos.

Símbolo de pureza e fonte de vida, a água é utilizada em rituais de várias religiões, podendo ser considerada como símbolo sagrado, como fonte criadora.

No cristianismo temos o batismo, na qual indivíduo é imerso parcial ou completamente na água, como fonte criadora a imersão e a emersão são atos que significam a regeneração total do indivíduo, um nascimento ou renascimento de um indivíduo purificado.

No judaismo, a água é utilizada em lavagens rituais para se manter o estado de pureza. O ato de lavar as mãos antes das refeições é considerado sagrado.

No hinduísmo, a água tem o poder da purificação espiritual e o banho matinal é obrigatório para todos. Os templos e locais de peregrinação são sempre localizados perto das margens de um rio. 










Segundo o hinduísmo existem 7 rios sagrados, são eles o Rio Ganges, Rio Kaveri, Rio Godavari, Rio Normada, Rio Saravasti, (já extinto) ficava na Índia, no vale do rio Indra, onde se desenvolveu a civilização Sarasvat-Sindhu, por volta 3000 a. C. O rio foi descoberto por satélite no final do século XX, Rio Yamuna e o Rio Indo.

No budismo, a água está presente nos funerais, na qual os monges derraman a água (que está em uma taça) sobre o corpo e recitam a seguinte oração conhecida como oração das águas: Como as chuvas enchem os rios e transbordam para os oceanos, também o que é oferecido aqui possa chegar aos que partiram”.

Na umbanda e no candomblé, a água está presente em quase todos os rituais e é oferecida para as divindades que representam a natureza como Yemanjá rainha do mar, seu nome vem da expressão YÉYÉ OMÓ EJÁ, que significa mãe cujos filhos são peixes. Oxun deusa das cachoeiras e água doce, etc. As oferendas são realizadas sempre com águas e colocadas nas águas como forma de agradar seus orixás.









Seja pura, ou temperada com ervas e óleos essenciais, a água é relaxante, quando quente pode curar dores musculares, auxilia na disposição, equilibra sentimentos. Seus benefícios podem ter fundamentos na ciência, ou na alquimia para todos eles é preciso acreditar ou ter fé!

Banho de Lavanda

Numa banheira com água aquecida coloca-se óleo de lavanda. entre na banheira e fique por uns 15 minutos, sem secar o corpo, coloque um roupão é entregue-se a meia hora de repouso.




Para alguns estudiosos a lavanda absorve o calor solar. é considerada como portadora do sol e ricas em óleos etéricos que agem diretamente na alma.


Banho de limpeza contra mau-olhado

Em meio litro de água coloque 3 folhas de guiné, três galhos de arruda e três galhos de manjericão. Leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Abafe e espere esfriar. Após o banho normal jogue o banho de ervas do pescoço para baixo e não seque o corpo com a toalha. É importante que o banho seja tomado em água corrente para levar toda a energia negativa embora.






Banho de chuva

Primeiro observe os trovões, o vento e os relâmpagos se não houver perigo, tome um banho de chuva, dê muita risada e pule poças d'agua. Vale tentar o diferente!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário