março 16, 2014

O lado claro do escuro

A escuridão sempre foi vista pelo homem como algo ruim por proporcionar uma sensação angustiante. É lá que permeia os medos e vivência-se os piores temores. É lá, onde não se enxerga, que o homem reconhece verdadeiramente sua condição... a fraqueza e a impotência imperam quando não se tem consciência de quem é.


Mas há um tipo de escuridão que traduz todo o significado da vida. Não a escuridão de trevas, de dor, sofrimento, mas uma escuridão que abarca e acolhe a energia para a vida.

É na escuridão da terra que a semente fica germinando em busca da luz para brotar. E nessa mesma escuridão lá no fundo que brota um pequeno olho d'água que seguindo o seu curso formas os rios e cachoeiras.

É na escuridão de um útero que um óvulo é fecundado para a mãe dar a luz ao seu filho.

Dizem que a hora mais escura da noite é quando está perto de amanhecer e é nessa hora o melhor sono, o mais reconfortante e os sonhos são lembrados.

É na escuridão de um quarto que os sonhos e devaneios proibidos são permitidos, onde talvez, a lágrima rola trazendo alívio para a alma, onde projetos são arquitetados, discursos são pensados. Nessa escuridão tudo pode - pensar, refletir, sonhar, amar, tocar e as verdades aparecem.

Se um dia o homem for capaz de utilizar essa escuridão para se conhecer, ele finalmente entenderá que pode ser ele mesmo na exata proporção do seu erro e do seu acerto.
Nessa escuridão, ele se encontrará finalmente na luz, em luz, porque sua essência veio pra fora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário