abril 15, 2015

Tudo que é demais é perigoso!




Hoje em dia ouvimos muito dizer sobre a palavra de Deus. São frases proferidas a todo o momento colocando sempre nas mãos d’Ele a responsabilidade de cada dor, cada sofrimento, tudo está sob a vontade de Deus. Sempre ouço frases como:

- Foi Deus que quis assim.
- Deus colocou no caminho.
- Se eu estou passando por isso é porque Deus quer.

Numa tentativa desesperada de conter a dor de uma perda, seja ela de qualquer situação, de uma infelicidade, de inconsequências.


Mas o que mais me assusta é a contradição
 entre atos e palavras.

Algumas escolhas são extremistas demais. Escolher entre, entrar numa igreja, rezar pela saúde de um filho que se encontra doente, de cama, ao invés de levá-lo ao hospital, chega ao topo do fanatismo, é levar ao extremo a religiosidade. Aliás, foi por uma situação que presenciei que resolvi escrever esse texto.

Tudo na vida que é demais é perigoso, é nocivo.

Não estou aqui, colocando em questão religião nenhuma, mas sim questionar o que se faz com ela. “Suas crenças não fazem você uma pessoa melhor, mas suas atitudes e comportamentos consigo mesma e com os outros sim!

Fé demais é perigoso! Assim como amar demais, sonhar alto demais também!
É preciso equilíbrio! Quando você ama demais, você se doa por inteiro, de tal forma que esquece de amar a si mesmo, ficando totalmente entregue e à mercê do outro!

Quando você sonha demais, você voa tão alto que quando a desilusão acontece, a dor dessa realidade machuca demais.



O que estou chamando atenção aqui é pela falta de questionamento. 

Para sair da cegueira do sentimento egoísta ao ponto de não responsabilizar-se por  cada atitude, pergunte-se o por que situações estão ocorrendo na vida de vocês.
Por que estou passando por isso?
O que eu fiz pra me encontrar nessa condição?
Que escolhas foram feitas pra chegar até aqui?

É preciso responsabilizar-se pelas opções que se faz na vida.

Pra mim, você tem que se sentir bem em tudo.
E quando estiver numa situação de conflito que a sua decisão lhe faça bem! Ou que pelo menos seja justa!
Templos e igrejas são lugares para religar-se  a Deus, ao divino. Não de cobranças, como um  pai que julga e condena. São lugares que devem lhe trazer uma sensação de paz e plenitude, lugar de conversa verdadeira com o Pai Maior e principalmente lugar reservado para agradecer.

Assim como o amor... deve haver complemento,  você se amando por inteiro e que o outro seja apenas para ajustar alguns detalhes. Sem essa de precisar da metade do outro para completar a sua metade, nada de troca barata de sentimentos...

Há uma busca incessante pela magia do amor verdadeiro porque não há encontro consigo mesmo, não há cuidado com o seu eu. Muitas pessoas têm dificuldades de gostar da própria companhia... 




Vocês precisam alcançar o estágio em que estar  só consigo seja solitude, estar em paz, plena... E só assim entenderão que o maior templo é o que você carrega dentro de si!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário